Roupa e memória: a reconstrução de Maria Antonieta e a representação do duplo nos vestidos para o filme de Sofia Coppola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp165

Palavras-chave:

Roupa, Maria Antonieta, Artefatos Memoriais, Figurino

Resumo

A pesquisa tem a intenção de investigar a relação memória-roupa, a fim de explorar a forma como a relembrança através das imagens cria duplos – que permeiam conceitos como o dos artefatos memoriais, os próprios museus e exposições de moda: a exposição do figurino produzido para o filme “Maria Antonieta” de Sofia Coppola (2006), “Marie Antoinette: I Costume de una Regina da Oscar” é tida como objeto do estudo para a compreensão das relações de passado e presente, memória e lembrança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Meira Nunes de Almeida, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Têxtil e Moda na Universidade de São Paulo

Sílvia Barros de Held, Universidade de São Paulo - USP

Professora doutora na Universidade de São Paulo

Referências

AZZI, Christine Ferreira. Vitrines e coleções: quando a moda encontra o museu. Rio de Janeiro: Memória Visual, 2010.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: KKYM, 2014.

BENARUSH, Michelle Kauffmann. A memória das roupas. dObras [s] , São Paulo, v. 5, n. 12, p. 113-117, nov. 2012.

BERNARD, Michel. O corpo. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.

BLEACHED by sorrow. In: Blog importantetomadeleine. [S. l.], 25 Aug. 2013. Disponível em: http://importanttomadeleine.blogspot.com/2013/08/bleached-by-sorrow.html?m=1. Acesso em: 2 fev. 2019.

BRITISH MUSEUM. Pendant/locked. London: Trustees of the British Museum, 2019. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details/collection_image_gallery.aspx?partid=1&assetid=813482001&objectid=81203. Acesso em: 2 fev. 2019.

CANONERO, Milena. [Corset produzido para o filme “Marie-Antoinette”]. [S. l.: s.n.], 2006a. 1 corset.

CANONERO, Milena. [Vestido produzido para o filme “Marie-Antoinette”]. [S. l.: s. n.], 2006b. 1 vestido. Apresenta semelhanças com os modelos da época, como o tamanho das saias, modelagem e detalhes – os bordados e as aplicações de fios de ouro.

CANONERO, Milena. Marie Antoinette participates in court events: walking dress with jacket and panniers. [S. l.: s.n.], 2006c.

CASTILHO, Kathia. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Editora Esfera, 2002.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

COSTUME designer Milena Canonero on working with Kubrick and inspirational Macaroons. NBC, New York, NY, 24 June 2011. Trending. Disponível em: https://www.nbcnewyork.com/local/costume-designer-milena-canonero-talks-stanley-kubrick-getting-inspired-by-macaroons/1921849/. Acesso em: 2 fev. 2019.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Tradução de Guilherme Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.

EIGHTEENTH-CENTURY grandeur according to Milena Canonero: “I costumi di una regina da Oscar” the Textile Museum, Prato, Italy. In: BATTISTA, Anna. Irenebrination blog powered by Typepadblog. [S. l.], 10 Feb. 2018. Disponível em: https://irenebrination.typepad.com/irenebrination_notes_ on_a/2018/02/marie-antoinette-prato.html.

GORGUET-BALLESTEROS, Pascale. Bodice said to have belonged to Marie Antoinette (1755–1793). Disponível em: http://www.palaisgalliera.paris.fr/en/ work/bodice-said-have-belonged-marie-antoinette-1755-1793. Acesso em: 2 fev. 2019.

HUNT, Carole. Re-tracing the archive: materialising memory. Critical Studies in Fashion & Beauty, Bristol, UK, v. 5, n. 2, p. 207-232, 2014.

IL CAPRICCIO e la Ragione. Eleganze del ‘700 europeo’: grande mostra (da maggio) al Museo del tessuto di Prato. L’accordo di valorizzazione con gli Uffizi. Toscana Eventi & News, Toscana, 5 Apr. 2017. Arte, Prato. Disponível em: https://www.toscanaeventinews.it/capriccio-la-ragione-eleganze-del- -settecento-europeo-grande-mostra-dal-14-maggio-al-museo-del-tessuto- -prato-laccordo-valorizzazione-gli-uffizi/. Acesso em: 2 fev. 2019.

JONES, Ann; STALLYBRASS, Peter. Renaissance clothing and the materials of memory. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2000.

KOREY, Alexandra. Exhibition opening view. In: KOREY, Alexandra. ArtTrav blog. Florence, 14 Mar. 2018a. Disponível em: http://www.arttrav.com/tuscany/marie-antoinette-film-costumes/. Acesso em: 15 jan. 2019. 21. KOREY, Alexandra. The display of Marie Antoinette film costumes at Prato Textile Museum. In: KOREY, Alexandra. ArtTrav blog. Florence, 14 Mar. 2018b. Disponível em: http://www.arttrav.com/tuscany/marie-antoinette- -film-costumes/. Acesso em: 15 jan. 2019.

LA GAZETTE des atours de Marie-Antoinette. Voici la gazette des atours, telle que conservée aux Archives Nationales. In: LE FORUM de Marie-Antoinette: Sa vie, son siècle, Paris, França, 22 Juil. 2014. Disponível em: https://marie- -antoinette.forumactif.org/t670-la-gazette-des-atours-de-marie-antoinette. Acesso em: 14 jan. 2018.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MAFFESOLI, Michel. Iconologías: nuestras idolatrías postmodernas. Barcelona: Ediciones Penínsulas, 2009.

MARIE Antoinette. Direção e roteiro: Sofia Coppola. Produção: Francis Ford Coppola et al. Intérpretes: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn et al. Culver City, CA, US: Columbia, 2006. 1 DVD (123 min), son., color. Título em português: Maria Antonieta.

MARIE Antoinette. The Oscar-winning costumes of a Queen. Area, Milano, 1 Feb. 2018. Events & Exhibitions, p. 4. Disponível em: https://www.area-arch. it/en/marie-antoinette-theoscarwinningcostumesofaqueen/. Acesso em 11 fev 2019.

MARIE Antoinette’s gown: Royal Ontario Museum. In: My Frugal Lady: a Royal fashion blog. [S. l.], 21 Sep. 2015. Disponível em: https://myfrugallady. com/2015/09/21/marie-antoinettes-gown-royal-ontario-museum/. Acesso em: 2 fev. 2019.

MARIE Antoinette’s Shoes for auction. In: Needleprint blog. [S. l.], 17 Oct. 2012. Disponível em: http://needleprint.blogspot.com/2012/10/marie-antoinettes-shoes-for-auction.html. Acesso em: 2 fev. 2019.

MARIE Antoinette’s Shoes. In: Blog Marie Antoinette’s Gossip. [S. l.], 26 Jun. 26, 2019. Disponível em: https://www.mariegossip.com/2019/06/marie-antoinette-shoes.html. Acesso em: 2 fev. 2019.

MARTINS, Maura Oliveira de. Os tênis de Maria Antonieta: limites de realismo e de realidade na narrativa de filmes históricos. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 8., 2011, Guarapuava, PR. Anais [...]. Guarapuava: Unicentro, 2011. p. 1-10. Tema: Público e Mídia: perspectivas históricas

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-104, 1998.

MORE royal hair. In: Rodama: a blog of 18th century & Revolutionary French trivia. [S. l.], 10 Jun. 2014. Disponível em: http://rodama1789.blogspot. com/2014/06/more-royal-hair.html. Acesso em: 2 fev. 2019.

MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS. Anel da exposição Gallery des bijoux. Paris: Musée des Arts Décoratifs, [s. d.].

PARTES do cenário da exposição [“Marie Antoinette: I Costume de una Regina da Oscar”]. [Prato, Florença: Textile Museum, 2018]. 35. RING with the woven hair of Marie Antoinette, given by the Queen to the marquise de Soucy, Governess to the royal children, during the Revolution in 1792. In: PINTEREST. Disponível em: https://www.pinterest.fr/pin/74239093837952132/. Acesso em: 2 fev. 2019.

SANTOS, Carolina Junqueira dos. O corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença nas fotografias memoriais e post-mortem. 2015. 288 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em http://www.capes.gov.br/ images/stories/download/pct/2016/Teses-Premiadas/Artes-Musica-Carolina-Junqueira-do-Santos.PDF. Acesso em: 12 nov. 2017.

SCHNEID, Frantieska Huszar; GASTAL, Lorenzon Manuela; NERY, Olívia Silva; DUARTE, Tereza Cristina Barbosa. Moda, arte e museu: a indumentária inserida em um espaço memorial. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2014. Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2014. p. 1-10

SOUZA, Nívia Faria de. Agenciamentos: roupa, corpo, cidade e memória. In: COLÓQUIO DE MODA, 8.; 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. São Paulo, SP: FAPESP, 2012. p. 1-12.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. 40. WEBER, Caroline. Rainha da moda: como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2008

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Almeida, C. M. N. de, & Held, S. B. de. (2020). Roupa e memória: a reconstrução de Maria Antonieta e a representação do duplo nos vestidos para o filme de Sofia Coppola. Projetica, 11(1supl), 165–194. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp165

Edição

Seção

Design de Moda