Ferramentas para a compreensão do conhecimento tácito de indivíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p194

Palavras-chave:

Criação de Conhecimento, Espiral do Conhecimento, Socialização, Conhecimento Prévio

Resumo

Este estudo analisou o potencial de combinação das ferramentas, jogo de perguntas pessoais, mapa de empatia e storytelling, na compreensão do conhecimento tácito de indivíduos. As ferramentas propostas foram aplicadas para uma amostra de 28 participantes. Os dados obtidos foram interpretados como características pessoais e relacionais dos indivíduos. Os resultados mostraram que as ferramentas foram complementares na compreensão breve dos conhecimentos tácitos dos participantes, que refletiram sobre si próprios, sobre o seu contexto e a sua história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Debora Barauna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (2009). Professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

André Luis Orthey, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI

Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná

Silvana Souza Silvério, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Especialista em Criação e Gestão de Moda

Michele Tais Zamoner, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná

Dalton Luiz Razera, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Engenharia Florestal e professor na Universidade Federal do Paraná

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - ABRAPP. Guia para modelo de avaliação de desempenho. São Paulo: ABRAPP, 2013.

BATOCCHIO, Antônio; BIAGIO, Luiz Arnaldo. A importância da avaliação do capital intelectual na administração estratégica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 19., 1999, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 1999. v. 19.

BEBER, Bernadétte; SILVA, Eduardo; BONFIGLIO, Simoni U. Metacognição como processo da aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 3, n. 95, p. 144-151, 2014.

COLOSSI, Nelson; BAADE, Joel Haroldo. Interdisciplinaridade e a teoria geral dos sistemas. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador, v. 4, n. 1, p. 7-21, jun. 2015.

COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Lisboa, v. 18, n. 1, p. 5-22, 2011.

DÍAZ, Félix. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011.

FABELA, Sérgio. A vida toda para aprender. Psicologia.pt: o Portal dos Psicólogos, Porto, 30 dez. 2005. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/ textos/A0321.pdf. Acesso em: 2 dez. 2015.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, n. esp., p. 183-196, 2001. Número especial.

GASQUE, Kelley Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 35-40, set./dez. 2004.

GRAY, Dave. Empathy map. 2009. Disponível em: http://gamestorming.com/ empathy-map/. Acesso em: 3 maio 2016.

HASHIMOTO, Alberto Nobuyuki. O que é conhecimento. 2003. Disponível em: https://kmol.pt/artigos/2003/02/01/o-que-e-conhecimento/. Acesso em: 5 out. 2017.

KOFMAN, Fredy. Metamanagement: a nova consciência dos negócios. São Paulo: Willis Harman House, 2002. v. 3.

MOREIRA, Marco Antônio. ¿Al afinal, qué es aprendizaje siginificativo? Qurriculum: Revista de Teoría, Investigación y Práctica Educativa, La Laguna, n. 25, p. 29-56, marzo 2012.

NONAKA, Ikujiro; KONNO, Noboru. The concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, Berkeley, v. 40, n. 3, p. 40-54, 1998.

NONATO, Luiz Fernando Costa. Inovação na era do conhecimento. TecHoje: uma Revista de Opinião, Belo Horizonte, art. 572, 4 fev. 2009. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/impressao_artigo/572. Acesso em: 12 dez. 2015.

PACHECO, Fernando Flávio, PEREIRA, Heitor José, BASTOS JÚNIOR, Paulo Alberto (org.). Gestão do conhecimento: uma experiência para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. São Paulo: UDEMO: Sindicato de Especialistas de Educação. do Magistério Oficial do Estado, 2007. Replanejamento das Escolas. Projeto pedagógico, 9, p. 34-36. Disponível em: http://www.udemo. org.br/A%20Sociedade.pdf. Acesso em: 5 out. 2017.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

REICHERT, Inês Caroline. A educação para a cidadania numa sociedade da informação pós-capitalista. Direito em Revista, Francisco Beltrão, v. 1, p. 133-157, 2002.

RIES, Eric. The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Currency, 2011.

RUSSO, Rosária de Fátima Segger Macri; RUIZ, Jose Moreno; CUNHA, Rosana Paulo da. Liderança e influência nas fases da gestão de projetos. Production, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 362-375, set./dez. 2005.

SALMON, Christian. Storytelling: la fabbrica delle storie. Roma: Fazi, 2008. 23. SILVA, Sérgio Luís. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, 2004.

TORQUATO, Mirian; WILLERDING, Inara Antunes Vieira; LAPOLLI, Édis Mafra. A ferramenta design Thinking: uma estratégia da gestão empreendedora da inovação para o despertar criativo em organizações. In: CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA, 16., 2015, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: UFRGS, 2015. Disponível em: http://altec2015.nitec. co/altec/papers-br.html. Acesso em: 5 out. 2017.

VASCONCELLOS, Celso S. Formação didática do educador contemporâneo: desafios e perspectivas. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de Professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 9, p. 33-58.

ZANGISKI, Marlene Aparecida da Silva Gonçalves; LIMA, Edson Pinheiro; COSTA, Sérgio Eduardo Gouvêa. Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências: uma síntese a partir da gestão do conhecimento. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 54-74, 200

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Barauna, D., Orthey, A. L., Silvério, S. S., Zamoner, M. T., & Razera, D. L. (2020). Ferramentas para a compreensão do conhecimento tácito de indivíduos. Projetica, 11(1), 194–219. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p194

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade