A instauração de signos na produção artesanal da Cooperativa Arteza: o artesão como vetor simbólico de sua produção

Autores

  • Mariana Santana de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Wellington Gomes de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0002-8931-5003

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p245

Palavras-chave:

Signos, Produção Artesanal, Artesão, Artesanato

Resumo

Este artigo apresenta resultados iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento referente ao estudo da relação entre o artesão e a produção artesanal na Cooperativa Arteza, na cidade de Cabaceiras-PB. O estudo tem como objetivo investigar os signos estabelecidos pelos trabalhadores da produção de acordo com as mudanças na produção desde o início da cooperativa. A pesquisa é de cunho bibliográfico, complementada com a aplicação de entrevistas com os artesãos. O artigo conclui indicando perspectivas sobre como a produção de signos interage com a produção ligada às representações do modo de viver dos artesãos, podendo sofrer alterações conforme as pessoas e seus processos produtivos se modificam e determinam novos meios da produção.

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Biografia do Autor

Mariana Santana de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda em design na Universidade Federal de Campina Grande.

Wellington Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui PhD em Design pela Universidade de Staffordshire (2007). Professor da Universidade Federal de Campina Grande 

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Oliveira, M. S. de, & Medeiros, W. G. de. (2020). A instauração de signos na produção artesanal da Cooperativa Arteza: o artesão como vetor simbólico de sua produção. Projetica, 11(1), 245–265. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p245

Edição

Seção

Design para Sustentabilidade

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