Classificação de jogos de tabuleiro modernos a partir da percepção dos processos cognitivos envolvidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p281

Palavras-chave:

Jogos de Tabuleiro, Game Design, Cognição, Análise Multivariada

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar, por meio da análise multivariada, a existência de agrupamentos naturais entre jogos de tabuleiro modernos, a partir da percepção dos jogadores acerca dos processos cognitivos envolvidos. O objetivo foi o de auxiliar no desenvolvimento de uma classificação para o estudo destes jogos. Como resultado, verificou-se a possibilidade de dividir os jogos selecionados em quatro grupos distintos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filipe Cargnin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina

Gilson Braviano, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Matemática Aplicada pelo Université Joseph Fourier, França. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BELL, Robert C. Board and table games from many civilizations. Chelmsford: Courier Corporation, 1979.

CARCASSONNE. Images. Disponível em: boardgamegeek.com/image/3586973/carcassonne. Acesso em: 16 jul. 2018.

CATAN. Images. Disponível em: boardgamegeek.com/image/1664970/catan. Acesso em: 16 jul. 2018.

CORRAR, Luiz J.; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José M. (org.). Análise multivariada: para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 2012.

DUFFY, Owen. Board games’ golden age: sociable, brilliant and driven by the internet. 2014. Disponível em: www.theguardian.com/technology/2014/ nov/25/board-games-internet -playstation-xbox. Acesso em: 15 ago. 2017.

EYSENCK, Michael W.; KEANE, Mark T. Manual de psicologia cognitiva. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GACKENBACH, Jayne; ROSIE, Matt. Cognitive evaluation of video games: players’ perceptions. In: INTERNATIONAL ACADEMIC CONFERENCE ON THE FUTURE OF GAME DESIGN AND TECHNOLOGY, 2009, Vancouver, CA. Proceedings […]. New York, NY: ACM, 2009. p. 23 - 24.

GOBET, Fernand; RETSCHITZKI, Jean; DE VOOGT, Alex. Moves in mind: the psychology of board games. Hove: Psychology Press, 2004.

HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Multivariate data analysis. 7. ed. New Jersey: Prentice Hall, 2010.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

KING of Tokyo. Images. Disponível em: boardgamegeek.com/image/898788/ king-tokyo. Acesso em: 16 jul. 2018.

MURRAY, Harold. A history of board-games other than chess. Oxford: Clarendon Press, 1952.

PARLETT, David. The Oxford history of board games. Oxford: Oxford University Press, 1999.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of play: game design fundamentals. Boston: The MIT Press, 2004.

SANTIAGO, Marlon C.; BATISTA, Ismael A.; PADOVANI, Rafael R.; MACHADO, Alex Fernandes V.; SOARES, Bruno G.; GONZALEZ CLUA, Esteban W.; CARVALHO, Sandro de Paiva. A proposal of cognitive classifi cation of electronic games. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 11., 2012, Brasília, DF. Proceedings […]. Brasília: SBC, 2012. p. 85 - 92.

STONE age. Images. Disponível em: boardgamegeek.com/image/1845968/ stone-age. Acesso em: 16 jul. 2018.

WEIGHT. Disponível em: boardgamegeek.com/wiki/page/Weight. Acesso em: 16 ago. 2017.

WOODS, Stewart. Eurogames: the design, culture and play of modern European board games. Jeff erson NC: McFarland & Company, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Cargnin, F., & Braviano, G. (2020). Classificação de jogos de tabuleiro modernos a partir da percepção dos processos cognitivos envolvidos. Projetica, 11(2), 281–305. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n2p281

Edição

Seção

Design Grafico: Imagem e Mídia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)