Raízes culturais paranaenses no design de moda: o processo criativo no desenvolvimento de estampas
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 1998.
GARCIA, Carol. Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MENDES, Mariuze Dunajski; QUELUZ, Gilson Leandro. A construção das identidades e a trajetória do mobiliário artesanal paranaense. In: QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro (Org). Design & Identidade. Curitiba: Peregrina, 2008. p.51-79.
MORACE, Francesco. Consumo autoral: As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
MORAES, Juliane Castilho; CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa. Estudos iconográficos para a valorização do artesanato de Londrina e região. Projetica : Revista Científica de Design, Londrina, v.3, n.1, p. 193-203, jul.2012. Disponível em: http://www.uel.br/ revistas/uel/index.php/projetica/article/view/12320. Acesso em: 12 ago. 2015.
NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
ONO, Maristela Mitsuko. Design e cultura: sintonia essencial. Curitiba: Edição da Autora, 2006.
PARELLADA, Cláudia Inez; CREMONEZE, Cristina; BATTISTELLI, Edívio; SARAIVA, Maurício Paredes. Vida indígena no Paraná: memória, presença, horizontes. Curitiba: PROVOPAR Ação Social/PR, 2006.
PETERS, Ana Paula. O Movimento Paranista. In: REZENDE, Cláudio Joaquim; TRICHES, Rita Inocêncio (org). Paraná espaço e memória: diversos olhares histórico-geográficos. Curitiba: Bagozzi, 2005. p. 256-281.
SCHLICHTING, Juliana de Souza Bello. As artes visuais e a construção de uma identidade paranaense. In: SOCHODOLAK, Hélio; ARIAS NETO, José Miguel (Org). Capítulos de história do Paraná. Guarapuava: Unicentro, 2012. p. 173-223.
SEBRAE/PR. Identidade cultural: Iconografia do Paraná. Curitiba: SEBRAE/PR, 2004.
SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
TRONCOSO, Samira M.K.; RÜTHSCHILLING, Evelise A. A estamparia digital e prospecções no uso das tecnologias. In: COLÓQUIO DE MODA, 10., CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESIGN E MODA, 1., 2014, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2014.
VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p97
Direitos autorais 2017 Projetica

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Projética
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.