Design e Educação: uma estratégia para a escrita manual cursiva na era dos nativos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p45

Palavras-chave:

Design, Interdisciplinaridade, Escrita

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar como o design pode contribuir com o ensino da escrita manual cursiva para os nativos digitais. Trata-se de um estudo teórico delineado por uma pesquisa bibliográfica. Apresenta a importância do ensino dessa escrita e a perspectiva do design como estratégia para se trabalhar em conjunto com professores. Ao final, foi possível constatar que o design, através de sua característica interdisciplinar, pode auxiliar professores alfabetizadores por meio de atividades de design promovidas pela Educação através do Design (EdaDe), possibilitando a busca por soluções que poderão auxiliar o processo de ensino da escrita manual cursiva dos nativos digitais em alfabetização. Dessa forma, espera-se que ao longo dos anos letivos, consiga-se manter o interesse dos alunos em valorizar uma escrita pessoal e manual

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Biografia do Autor

Juliana Oliveira Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Mestranda do Programa de Pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Estudos Literários. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2017-07-11

Como Citar

Guimarães, J. O., & Silva, S. A. (2017). Design e Educação: uma estratégia para a escrita manual cursiva na era dos nativos digitais. Projetica, 8(1), 45–58. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2017v8n1p45

Edição

Seção

Artigos