O uso do diagrama comparativo como ferramenta de abordagem sistêmica na gestão de design das marcas coca cola e Pepsi

Túlio Henrique Mandolesi Sá, Giselle Schmidt Díaz Merino, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Richard Perassi Luiz de Souza

Resumo


Este artigo apresenta o mix de produtos com que as marcas Coca Cola e PepsiCo atuam no Brasil. Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória e com base nos critérios de classificação de produtos de Kotler, será apresentado em um Diagrama, uma representação visual da atuação destas marcas. O objetivo é identificar que elas trabalham sua gestão de forma sistêmica para se posicionar na mente dos seus consumidores.


Palavras-chave


Gestão de Design; Abordagem Sistêmica; Diagrama; Mix de Produtos

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO DOS FABRICANTES DE REFRIGERANTES DO BRASIL - AFREBRAS. O setor. Disponível em: http://www.afrebras.org.br/osetor. Acesso em: 11 ago. 2013a.

ASSOCIAÇÃO DOS FABRICANTES DE REFRIGERANTES DO BRASIL - AFREBRAS. Composição de mercado. Disponível em: http://www.afrebras.org.br/bebidas/refrigerante/composicao-de-mercado. Acesso em 11 ago. 2013b.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

COCA COLA BRASIL. História da marca. Disponível em: http://www.cocacolabrasil.com.br/coca-cola-brasil/historia-da-marca/. Acesso em: 11 ago. 2013.

DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão de design humanizada pelo design thinking a partir de relações Conceituais. Projética Revista Científica de Design, Londrina, v. 2, n. 1, 2011.

DIAS, Alvaro Roberto; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Comunicação da marca e a percepção do usuário. e-revista LOGO, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOBÉ, Marc. Design thinking: integrating, innovation, customer experience and brand value. 3rd ed. New York: Thomas Lockwood, 2009. Cap. 10.

KAPFERER, Jean-Noël. As Marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LIBANIO, Claudia de Souza; AMARAL, Fernando Gonçalves. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 565-594, abr./jun. 2011.

MACHADO, Amanda Pires; CARDOSO, Helder Antonio Teixeira Gomes; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Gestão de marca: a qualidade percebida nas embalagens dos produtos. e-revista LOGO,. Florianópolis, v. 2, n. 1, 2011.

MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas, MERINO Eugenio. A gestão de design como estratégia organizacional. Projética Revista Científica de Design, Londrina, PR, v.2, n. 1, 2011.

MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002

MUNDO DAS MARCAS. Del Valle. 2011. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/08/del-valle-natural-navida.html. Acesso em: 6 maio 2013.

PEPSICO. História da marca. Disponível em: http://www.pepsico.com.br/nossa-historia/. Acesso em: 11 ago. 2013.

PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sergio. Comunicação e Marketing. São Paulo: Futura, 2002.

PETRELLI, Marco Aurélio. O branding sob a ótica do design gráfico: a identidade visual corporativa como estratégia para evidenciar a identidade da marca: estudo de caso das indústrias calçadistas do Vale do Rio Tijucas: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, 2008.

SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z: como construir e manter marcas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

SPOLADORE, Rafael Barzotto, DEMARCHI, A. A gestão do design no desenvolvimento de produtos na indústria digital. Anais do P&D Design, São Paulo, 2004.

WHEELER, A. Design de identidade da marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookmann, 2008




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p25

Direitos autorais 2014 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença 
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.