Vestuário infantil com conceitos de aprendizagem: o design como condutor projetual

Livia Marsari Pereira, Raquel Rabelo Andrade

Resumo


O vestuário com características inovadoras, como os que geram conhecimento por meio de elementos inseridos nas peças, é uma tendência no mercado direcionado ao segmento infantil. Assim, este estudo busca orientar a concepção de roupas infantis que visam à aprendizagem, aliando conceitos de design. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico das temáticas que envolvem este mote e como resultado é apresentado um conjunto de diretrizes para a produção desse tipo de vestuário.


Palavras-chave


Design de moda; Vestuário infantil; Vestuário com conceitos de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15778: uniforme escolar - requisitos de desempenho e segurança. Rio de Janeiro, 2009. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15800: vestuário – referenciais de medidas do corpo humano – vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil. Rio de Janeiro, 2009

BARBOSA, R. C. A.; GUESDES, W. Vestuário e infância: entre a adequação e as determinações sociais. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DISEÑO, 2007, Palermo. Anales... Buenos Aires, 2007.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blucher, 1998.

BEZERRA, M. F.; WAECHTER, H. Brincando com a roupa um estudo sobre a compreensão do uso de elementos lúdicos na moda infantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 80., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

CALLAN, G. O. Enciclopédia da moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. CÂNDIDO, M. A estampa de camiseta como atributo de expressão, comunicação e relação com o corpo. In: COLÓQUIO DE MODA, 4., 2008, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo, 2008.

CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.

FANTE, V. G. S. Moda pedagógica. B D Revista, ago. 2010. Disponível em: http://www.erechim.ifrs.edu.br/. Acesso em: dez. 2011.

GOMES FILHO, J. Design do objeto bases conceituais: design de produto/ design gráfico/ design de moda/ design de ambientes/ design conceitual. São Paulo: Escrituras, 2006.

JONES, J. S. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naifly, 2005.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.

MARTINS, S. B. O conforto no vestuário: uma interpretação da ergonomia: metodologia de avaliação de usabilidade e conforto no vestuário. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MONTEMEZZO, M. C. F. S. Diretrizes metodológicas para o projeto de produtos de moda no âmbito acadêmico. 2003. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru.

OWOKO. Disponível em: http://www.owoko.com.ar/. Acesso em: mar. 2010.

PEREIRA, Fernanda Camargo Guimarães; RIBEIRO, Juliana Pontes. Superfícies: novas fronteiras para o design. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 8., 2008, São Paulo.

PIRES, D. B. O desenvolvimento de produtos de moda: uma atividade multidisciplinar. Anais In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 6., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: P&D, 2004. PITA, Pedro. Fibras têxteis. Rio de Janeiro: Senai-Cetiqt, 1996. v.1.

PULS, L. M. Desenho de moda: paradigma para a construção de uma abordagem pedagógica. Florianópolis, 2003. Disponível em: http:// www.tedeufsc.br/teses/PEPS3847.pdf. Acesso em: 14 maio 2009.

RENFREW, E.; RENFREW, C. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookmen, 2010.

ROCHA, R. C. L. História da infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Revista Analecta, Guarapuava, v. 3, n. 2, p. 51- 63, jul/dez. 2002.

SANCHES, M. C. F. Projetando moda: diretrizes para concepção de produtos. In: PIRES, D. B. (Org.). Design de moda: olhares diversos. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SOARES, M. M.; CORREIA, W. F. M. Usabilidade e segurança nos produtos de consumo: um diferencial na qualidade do design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 4., 2002, Brasília. Anais... Brasília, 2002.

SORGER, R.; UDALE, U. Fundamento de design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.

SOUZA, P. M. A modelagem tridimensional como implemento do processo de desenvolvimento do produto de moda. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) - Universidade Estadual Paulista, Bauru.

SPAINE, P. A. A. Diretrizes teóricas para o processo de ensino da modelagem plana industrial do vestuário: sob o ponto de vista da indústria e do processo de ensino/aprendizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual Paulista, Bauru.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque, 2005.

ZIG ZIG ZAA. Disponível em: http://www.zigzigzaa.com.br/. Acesso em: mar., 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2013v4n1p101

Direitos autorais 2013 Projetica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Projética

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207

projetica@uel.br

 

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença 
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.