Epistemologia da Imagem: o concreto, o abstrato e a metáfora das imagens de uma organização
Resumo
O presente trabalho visa, a partir da reunião de conceitos e definições sobre imagem, discernir sobre a, intitulada por Joly (1996, p.9), "civilização da imagem". Essas imagens que nos "propõem mundos ilusórios e perceptíveis" que nos fazem deslocar sem sair do lugar. Imaginações, representações que para cada um são diferentes abstrações e que se concretizam de formas distintas. Entre a abstração e a concretização exemplificam-se ideias que, por muitas vezes, ficam em uma tênue fronteira entre os dois conceitos. Ora a abstração concretiza-se, ora o concreto se "desmancha no ar"1. Ao final, o artigo trata das imagens da organização em que a metáfora assume um papel na criação do conhecimento. A imagem e a metáfora são vistos como ferramentas de aprendizagem, ou como partes instrumentais do processo de busca do conhecimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AVENS, R. Imaginação é Realidade, Petrópolis: Ed.Vozes, 1993.
CAMPOS, P. M. & E., SOUZA, R. C. F. Imagem mental e representação social: estudo de caso. 1.o CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E PSICOLOGIA, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: FAU/UFRJ, ago 2000. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/rcesar/Imagem%20mental.pdf. Acesso em: 20 ago 2010.
GUIMARÃES, C. O novo regime do visível e as imagens digitais. Estação imagem: desafios. VAZ, P. B. & NOVA, V. C. (Orgs.), Belo Horizonte: Ed. UFNG, 2002.
HILLMAN, J. Further Notes on Images, Spring Journal, 1978.
JOLY, M. Introdução a Análise da Imagem. Coleção: Arte & Comunicação. São Paulo: Edições 70, 1996.
KORFMANN, M. Do concreto e abstrato: August Strindberg e a fotografia experimental, http://www.unigran.br/revistas/interletras/ed_anteriores/n6_n7/textos/concreto_abstrato.pdf. Acesso em: 21 ago 2010.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
OLIVEIRA, S. R. Imagem também se lê, Rio de Janeiro: 2AB, 2005.
PERASSI, R. A estética na gestão organizacional: conhecimento e comunicação. In: JORNADA CIENTIFÍCA DO CENTRO-OESTE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO, 2., 2002, Campo Grande. Anais ... Campo Grande : UFMS, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p183
Direitos autorais 2012 Projetica

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Projética
Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2236-2207
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.