Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Portal de Cartografia das Geociências publica trabalhos de pesquisas relacionadas às diferentes áreas das Geociências cujos resultados contemplem produto cartográfico. Objetiva, também, manter um espaço para discussões teórico-metodológicas e apresentação de novas técnicas de representação cartográfica, nas diferentes áreas do conhecimento. Destina-se, prioritariamente, à divulgação de resultados inéditos de trabalhos desenvolvidos nas universidades e institutos de pesquisas; bem como, à disseminação de pesquisas em nível de pós-graduação. A Revista recebe contribuições em fluxo contínuo, de autores nacionais e internacionais, preferencialmente em língua portuguesa, porém aberta a textos em inglês, francês e espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos à apreciação de, no mínimo, dois membros do Conselho Consultivo Permanente deste periódico e/ou a Consultores Externos "ad hoc"; sendo sempre revisores com notório saber na especialidade de cada tema abordado. Para tanto, os textos serão enviados, para avaliação, sem a identificação da autoria. Os consultores emitirão parecer sobre o aspecto teórico-conceitual, estrutural (coerência do texto) e de redação (ortográfico-gramatical).

Periodicidade

A Revista Portal de Cartografia das Geociências possui periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato de seu conteúdo; seguindo o princípio de que a disponiblilização gratuita do conhecimento científico, ao público em geral, proporciona a democratização do conhecimento.

Editor-chefe

Editores

Laudicena Ribeiro

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE)

Nathália Prado Roselém

Rosely Sampaio Archela
Universidade EStadual de Londrina (UEL)

Tânia Maria Fresca

Conselho Editorial

Claudia Robbi Sluter
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Eloíza Cristiane Torres

Hervé Théry
Universidade de  São Paulo (USP)

Jorge Pimentel Cintra
Universidade de  São Paulo (USP)

Marcelo Martinelli
Universidade de São Paulo (USP)

Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Paulo Márcio Leal Menezes
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Rosely Sampaio Archela

Ruth Emilia Nogueira Loch
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Histórico do periódico

A Revista Portal de Cartografia das Geociências é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, criado em 1995. Diante do expressivo número de trabalhos resultantes das pesquisas no projeto, foi criado um portal para divulgação, hospedado no site da UEL, em 2001. Posteriormente, com a intensa visitação e solicitações de troca de informações, sentiu-se a necessidade de se criar um canal para a disseminação de trabalhos de pesquisadores externos ao projeto. Desta forma, em 2008 lançamos o primeiro número da revista; ainda hospedada, em formato digital próprio, no site da UEL; posteriormente, formatada e disponibilizada na plataforma do SEER (Open Journal Systems).