MRIT: rede integrada metropolitana de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p63

Palavras-chave:

Sistema de transporte coletivo, Periferização urbana, Relações de trabalho

Resumo

O presente artigo analisa uma dimensão particular do espaço urbano percebida em relações socioeconômicas e espaciais referentes à população de baixa renda de Curitiba e sua Região Metropolitana. Percebendo os mecanismos da relação estabelecida entre essa população, em particular da RMC, e a capital, discutimos a Rede Integrada de Transporte Metropolitano como elemento fundamental para a dinâmica urbana a partir da relação entre equipamentos coletivos, trabalhadores, emprego e ações do Estado. A partir da constatação da concentração de atividades produtoras e geradoras de emprego em Curitiba e da oferta de terras a menor valor na Região Metropolitana podemos analisar as relações de produção como elemento privilegiado do meio urbano em que se evidencia um processo de exclusão social e integração de mão-de-obra.

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Biografia do Autor

Doacir Gonçalves de Quadros, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor do Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER.

Letícia Clément Figueira Moutinho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Fernando Kulaitis, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2002-11-04

Como Citar

QUADROS, D. G. de; MOUTINHO, L. C. F.; KULAITIS, F. MRIT: rede integrada metropolitana de trabalho. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 7, n. 2, p. 63–86, 2002. DOI: 10.5433/2176-6665.2002v7n2p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9098. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos