Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p215

Palavras-chave:

Ensino médio, Sociologia, Max Weber

Resumo

O texto que segue é a exposição de uma proposta de aula introdutória à Sociologia de Max Weber (1864-1920), voltada ao aluno do ensino médio. Por meio do exemplo, indica-se uma possibilidade de exercício a ser desenvolvido pelo professor responsável pela disciplina neste nível de ensino. É uma tentativa de auxiliá-lo na tarefa de levar aos alunos a riqueza das contribuições weberianas, neste caso, algumas premissas e conceitos cujos conteúdos têm sido, muitas vezes, negados aos jovens pelo fato de o professor considerar sua explicação muito trabalhosa. São utilizados vários exemplos (através de charge, artigos de jornal e revista) da vida cotidiana que ilustram algumas daquelas premissas e conceitos.

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Biografia do Autor

Elsio Lenardão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

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Publicado

2003-12-15

Como Citar

LENARDÃO, E. Contribuições de Max Weber ao olhar sociológico. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 2, p. 215–234, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n2p215. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9076. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação de extensão