Uma análise da resistência ao preceito da municipalização do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p145

Palavras-chave:

Municipalização, Poder local, Descentralização política

Resumo

O artigo pretende analisar o processo de municipalização do ensino fundamental em Londrina, a partir da segunda metade da década de 90, e, sobretudo, o processo de resistência a essa política descentralizatória, empreendida pelos atores sociais, organizados através de suas entidades representativas e por meio da Secretaria Municipal de Educação. A análise nos auxilia na compreensão das relações de poder local, das peculiaridades da política educacional do município e das aproximações dessa política às reformas de descentralização estimuladas no âmbito nacional e estadual.

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Biografia do Autor

Angela Maria de Souza Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

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Publicado

2003-12-15

Como Citar

LIMA, A. M. de S. Uma análise da resistência ao preceito da municipalização do ensino. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 2, p. 145–170, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n2p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9072. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos