Recuperação ambiental em assentamentos rurais no pontal do Paranapanema: uma análise da trajetória do programa pontal verde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p27

Palavras-chave:

Assentamentos rurais, Pontal do Paranapanema, Devastação ambiental

Resumo

A Fundação Itesp vem requisitando parte das terras públicas no Pontal do Paranapanema - SP, no intuito de possibilitar a criação de assentamentos rurais. Parte desses assentamentos encontram-se em intenso estado de devastação ambiental, com elevada taxa anual de perda de solo, o que tem refletido negativamente em seu desenvolvimento. Diante disso, em 1998, o órgão governamental formulou o "Programa Pontal Verde", objetivando promover a melhoria das condições ambientais na região do Pontal do Paranapanema, compatibilizando-as com o desenvolvimento socioeconômico das famílias assentadas. O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise sobre a etapa inicial do "Programa Pontal Verde", avaliando as negociações ocorridas entre os vários atores sociais participantes. Para tanto, analisará as formas de ocupação ocorridas na região, observando a íntima relação existente entre o capital privado e a política governamental. Também serão discutidas, sob o enfoque analítico da teoria da estruturação, as dicotomias presentes nos discursos que visam promover a sustentabilidade relacionando-as às tomadas de decisões por parte dos agricultores. Por último, por meio de um estudo de caso serão analisadas as transformações ocorridas no assentamento Santa Carmem, programa piloto do projeto, durante o período 1998-2000. Através de pesquisas qualitativas tentar-se-a compreender as relações desencadeadas no âmbito das individualidades dos atores participantes, e como examinar estas se relacionam com o cenário macroestrutural, contribuindo para a construção e análise de novos paradigmas. Ao analisar-se o processo de implementação do Programa, buscar-se-á, especialmente, apreender como determinados conflitos / impasses operacionais acabaram convertidos em estratégias de resistências dos assentados ao programa estatal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz Fernandes Cerveira Filho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. 

Referências

ANTÔNIO, A. P. Movimento social e organização do espaço rural nos assentamentos populacionais dirigidos pelo estado: os exemplos da Alta Sorocabana no período 1960-1990. 1999. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE TERRAS DE SÃO PAULO JOSÉ GOMES DA SILVA. Pontal Verde: Plano de Recuperação Ambiental nos Assentamentos do Pontal do Paranapanema. São Paulo : Itesp. 1998. v. 1.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1998.

GUIVANT, J. Uso de agrotóxicos e os problemas de sua legitimação: um estudo de Sociologia Ambiental no município de Santo Amaro da Imperatriz. 1992. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

GUIVANT, J. Heterogeneidade de conhecimentos no desenvolvimento rural sustentável. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 14, n. 3 , p.411-447, 1997.

LEITE, J. F. A ocupação do Pontal do Paranapanema. São Paulo: Hucitec, 1998.

LONG, N.; VILLAREAL, M. Exploring development interfaces: from lhe transfer of knowledge to the transformation of meaning. In: BOOTH, D. Rethinking social development: theory, research and pratice. London: Longman, 1994.

REIJNTIES, C. et aI. Agricultura e Sustentabilidade. In: REIJNTJES, C.; HAVEKORT, B.; WATERS-BAYER, A. Agricultura para o futuro: uma introdução à agricultura sustentável e de baixo uso de insumos externos. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2000.

Downloads

Publicado

2003-12-15

Como Citar

CERVEIRA FILHO, J. L. F. Recuperação ambiental em assentamentos rurais no pontal do Paranapanema: uma análise da trajetória do programa pontal verde. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 2, p. 27–54, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n2p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9068. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos