Humanização, dignidade, igualdade, liberdade, respeito e tolerância: direitos humanos como conteúdo de sociologia no ensino médio

Autores

  • Elisabeth da Fonseca Guimarães Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n1p108

Palavras-chave:

Declaração Universal dos Direitos Humanos, Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Experiência docente

Resumo

Os termos humanização, dignidade, igualdade, respeito, liberdade e tolerância são incorporados a linguagem dos estudantes de modo estandardizado. Estampados em camisetas e cartazes, assumem uma variedade de significados de acordo com o favorecimento das circunstâncias. O objetivo deste artigo é trabalhar o significado sociológico de cada concepção, tendo em vista a inserção do tema direitos humanos como conteúdo de Sociologia no nível médio. A experiência docente de professores da disciplina do Distrito Federal e da cidade de Uberlândia se insere na análise, a partir de depoimentos que ajudam a refletir sobre a contribuição dessas concepções como conteúdo de Sociologia.

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Biografia do Autor

Elisabeth da Fonseca Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Publicado

2010-07-15

Como Citar

GUIMARÃES, E. da F. Humanização, dignidade, igualdade, liberdade, respeito e tolerância: direitos humanos como conteúdo de sociologia no ensino médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 15, n. 1, p. 108–124, 2010. DOI: 10.5433/2176-6665.2010v15n1p108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/6545. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê