Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p113

Palavras-chave:

Sociologia, Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Educação escolar

Resumo

Este trabalho busca realizar um desenho analítico das particularidades e das condições do ensino de Sociologia nas escolas brasileiras de nível médio. Trata do lugar da Sociologia no sistema educacional do país, de suas potencialidades educativas e dos dilemas enfrentados desde sua institucionalização como disciplina científica, na década de 1930. A análise trás elementos para se pensar os desafios colocados às ciências sociais e aos educadores no contexto da realidade social contemporânea e de suas novas determinações. Apoiado em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o trabalho desenvolve reflexão sobre experiências formativas e apresenta um diagnóstico inicial das condições concretas em face das quais se realiza o ensino da disciplina nas escolas de Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Nise Jinkings, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

JINKINGS, N. Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 113–130, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3391. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos