Estudos sociológicos sobre infância e gênero no Brasil: o lugar das meninas e dos meninos em publicações cientificas (2010-2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n1p243

Palavras-chave:

Infância, Meninas, Gênero, Sociologia

Resumo

Este artigo traz apontamentos relativos aos estudos sociológicos sobre infâncias e relações de gênero nas publicações de artigos científicos em revistas indexadas no Portal de Artigos da base Scielo (2010-2014). O referencial teórico escolhido dialoga na interface dos estudos de gênero e da Sociologia da infância (SI) com ênfase na adoção (ou não) da perspectiva de gênero. A metodologia pautou-se por um mapeamento em busca avançada de artigos em revistas a partir dos seguintes grupos de descritores “infância e gênero” e “meninas”. Foram 17 artigos analisados e os resultados demonstram um espaço ainda tímido e com pouco diálogo nas pesquisas sociológicas sobre as infâncias e os enfoques de gênero. As infâncias são consideradas em seus recortes de classe, etnia/raça, gênero e geração, com predominância de metodologias adultocêntricas que não valorizam o ponto de vista das crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Delfini C. de Oliveira, Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete, RODRIGUES, Tatiane. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n.127, p. 461- 474, abr./jun. 2014.

ALANEN, Leena. Estudos feministas/estudos da infância: paralelos, ligações e perspectivas. In: CASTRO, Lucia R. Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU-FAPERJ, 2001. p. 69-92

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial de igualdade de gênero e desenvolvimento: visão geral. Washington, D.C., 2012. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/INTWDR2012/Resources/ 7778105-1299699968583/7786210-1315936231894/Overview-Portuguese.pdf. Acesso em: 5 jun. 2015.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1978.

GAITÁN, Lourdes. Sociologia de la infância. Madrid: Síntesis, 2006.

JENKS, Chris. O corpo e a infância. In: CHRISTENSEN, Pia; ALLISON, James (Org.). Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Paula Frassinetti, 2005. p. 73-96.

MAYALL, Berry. Towards a sociology of childhood: thinking from children’s lives. Londres: Open University Press, 2002.

MONTANDON, Cléopâtre. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 33-60, mar. 2001.

PRETTO, Zuleika; LAGO, Mara C. S. Reflexões sobre infância e gênero a partir de publicações em revistas feministas brasileiras. Revista Ártemis, João Pessoa, PB. v. 15, n.1, p. 56-71, jan./jul. 2013.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 265-283, abr. 2002.

SILVA, Aracy Lopes; NUNES, Angela. Contribuições da etnologia indígena à antropologia da criança. In: SILVA, Aracy Lopes; NUNES, Angela; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva. Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Ed. FAPESP, 2002. p. 11-33.

UNESCO. Educação para todos 2000-2015: progressos e desafios. Paris, 2015. Disponível
em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002325/232565por.pdf. Acesso em: 5 jun. 2015.

WATSON, Alison M. S. Children and international relations: a new site of knowledge? Review of International Studies, Cambridge, v. 32, p. 237–250, 2006.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. D. C. de. Estudos sociológicos sobre infância e gênero no Brasil: o lugar das meninas e dos meninos em publicações cientificas (2010-2014). Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 23, n. 1, p. 243–262, 2018. DOI: 10.5433/2176-6665.2018v23n1p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/26177. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos