Da TV à segunda tela: análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2017v22n2p448

Palavras-chave:

Eleições, Horário eleitoral, Internet, Estratégias de campanha

Resumo

O artigo tem como objetivo verificar se existem proximidades ou diferenças no conteúdo disponibilizado em dois espaços distintos de campanha eleitoral: nos websites de candidatos e no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por fazer um estudo de caso sobre as eleições municipais de Curitiba, em 2012. A metodologia empregada é a análise quantitativa de conteúdo e parte-se da hipótese de que os conteúdos disponibilizados nos dois espaços são distintos, o que dá a ideia de independência entre os diferentes meios de campanha. Os resultados mostraram que parte da hipótese se confirma, mas que existem pontos de aproximação entre os dois espaços, como deixar de lado a formação da imagem do candidato e procurar abordar o cenário da campanha.

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Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Ciencia Politica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

QUESADA TAVARES, C.; GOULART MASSUCHIN, M. Da TV à segunda tela: análise comparativa das estratégias empregadas pelos candidatos a prefeito de Curitiba no horário eleitoral e nos websites em 2012. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 22, n. 2, p. 448–478, 2017. DOI: 10.5433/2176-6665.2017v22n2p448. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/24652. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos