Os circuitos de trabalho indígena: possibilidades e desafios para acadêmicos e profissionais Kaingang na gestão das políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2p129

Palavras-chave:

Educação superior indígena, Políticas afirmativas, Povos indígenas, Profissionais Kaingang

Resumo

A atuação de profissionais indígenas formados pelas universidades públicas brasileiras é um fenômeno recente, sendo o Paraná, desde 2002, pioneiro na implementação de ações dessa natureza. Resultado de pesquisas realizadas, esse trabalho intenciona refletir sobre as trajetórias dos acadêmicos indígenas e a emergência de profissionais Kaingang na constituição de novos circuitos de trabalho, voltados à gestão de políticas sociais. Essas trajetórias evidenciam o duplo pertencimento desses sujeitos e a assunção das contradições envoltas nesse processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná -UFPR. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Michelle Aparecida Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Especialização em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Jenifer Araujo Barroso Bilar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Comunicação Popular e Comunitária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Referências

AMARAL, Wagner R. As trajetórias dos estudantes indígenas nas Universidades Estaduais do Paraná: sujeitos e pertencimentos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2010.

BARTH, Frederik. Grupos étnicos e suas fronteiras. Bergen, Oslo: Universite tsforlagets, 1969. In: POUTIGNAT, Philippe.; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Ed. UNESP, 1998. p. 185-228.

CAPELO, Maria Regina C.; TOMMASINO, Kimiye. Conflitos e dilemas da juventude indígena no Paraná: escolarização e trabalho como acesso à modernidade. Cadernos CERU, São Paulo, n. 15, 2004.

FARIA, José Henrique de. Economia política do poder. Curitiba: Juruá, 2007. v. 1.

FERNANDES, Ricardo C. Política e parentesco entre os Kaingang: uma análise etnológica. 2003. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

IBGE. Censo 2010: população indígena é de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 274 idiomas. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/ Acesso em: 27 out. 2014.

LIMA, Antonio C. de Souza. Estado e povos indígenas no Brasil: bases para uma nova política indigenista, Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED, 2002.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. LACED/ Museu Nacional, 2006.

MOTA, Lucio Tadeu. Os índios Kaingang e seus territórios nos campos do Brasil meridional na metade do século XIX. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimiye. (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.

OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos A. R. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: MEC/SECAD; LACED/ Museu Nacional, 2006.

PAULINO, Marcos M. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

PERES, Sidnei C. Ação afirmativa e direitos culturais diferenciados: as demandas indígenas pelo ensino superior. In: LIMA, A. C. S.; BARROSO-HOFFMANN, Maria (Org.). Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil: políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Rio de Janeiro: Museu Nacional/LACED, 2007.

TOMMASINO, Kimiye. Território e territorialidade Kaingang: resistência cultural e historicidade de um grupo Jê. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimiye. (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.

TOMMASINO, Kimiye. A história dos Kaingang da bacia do Tibagi: uma sociedade Jê meridional em movimento. 1995. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

TOMMASINO, Kimiye; FERNANDES, Ricardo C. Kaingang. In: INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL - ISA. Povos indígenas no Brasil. 2001.

VEIGA, Juracilda. Organização social e cosmovisão Kaingang: uma introdução ao parentesco, casamento e nominação em uma sociedade Jê meridional. 1994. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de Campinas, Campinas, 1994.

VEIGA, Juracilda. Cosmologia e práticas rituais Kaingang. 2000. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

VEIGA, Juracilda; D’ANGELIS, Wilmar da R. Bilingüismo entre os Kaingang: situação atual e perspectivas. In: MOTTA, Lucio Tadeu; NOELLI, Francisco S.; TOMMASINO, Kimyie (Org.). Uri e Wãxi: estudos interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: UEL, 2000.

WOLF, Eric R. Aspectos das relações de grupo em uma sociedade complexa: México. (1956). In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo L. (Orgs.). Antropologia e poder. Contribuições de Eric R. Wolf. Brasília: Editora UnB; São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo; Editora Unicamp, 2003.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

AMARAL, W. R. do; RODRIGUES, M. A.; BARROSO BILAR, J. A. Os circuitos de trabalho indígena: possibilidades e desafios para acadêmicos e profissionais Kaingang na gestão das políticas públicas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 19, n. 2, p. 129–145, 2014. DOI: 10.5433/2176-6665.2014v19n2p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/20701. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê