Globalização econômica. Integração regional e proteção de inversões estrangeiras no Brasil

Autores

  • Luis Maria Chamorro Coronado Universidad Rey Juan Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p89

Palavras-chave:

Globalização econômica, integração regional, Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos, acordos de promoção y proteção recíproca de investimentos. MERCOSUL.

Resumo

A globalização econômica tem posto um desafio às empresas que buscam novos mercados. Introduzem-se em países que pertencem a Organizações de integração regional, cujas normas, além das internas de cada país, configuram o marco jurídico de suas intervenções. As empresas estrangeiras que investem no Brasil ficam, portanto, afetadas pelo Direito brasileiro e à sua pertinência ao MERCOSUL. Como passo prévio ao estudo do sistema mais adequado à proteção dos investimentos no Brasil, e do Organismo Multilateral de garantia de Investimento, e seus esquemas de asseguramento, o presente trabalho contém a descrição dos Convênios multilaterais que regulam o tratamento e proteção dos investimentos exteriores. O artigo conclui com o estudo dos intrumentos legais para a proteção dos investimentos no MERCOSUL e sua interação com os Acordos de Promoção e Proteção Recíproca de Investimento (APPRIs), que contêm o novo Direito Internacional na matéria e que o Brasil, atualmente, não tem feito parte de sua regulação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Maria Chamorro Coronado, Universidad Rey Juan Carlos

Doctor en Derecho por la Facultad de Economia, Derecho y Empresaliales, Universidad Europea de Madrid. Profesor Ayudante de Derecho Internacional Privado de la Univesidad Rey Juan Carlos. Profesor de Derecho Administrativo en la ESERP – Fundación Universitaria y Universidad Rei Juan Carlos (URJC, Madrid-España).

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Coronado, L. M. C. (2009). Globalização econômica. Integração regional e proteção de inversões estrangeiras no Brasil. Scientia Iuris, 13, 89–119. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2009v13n0p89

Edição

Seção

Artigos