A luta de classes um ponto de partida para se compreender a cidade contemporânea

Autores

  • Juliani Cristina Lima Grochoski Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n1p206

Palavras-chave:

Cidade. Urbanismo. Gestão democrática.

Resumo

Trata-se da visão apresentada por Cláudio Carvalho e Raoni Rodrigues, a respeito do “Direito à Cidade”. Inspirado no livro Henri Lefebvre filosofo e sociólogo francês, escritor do livro “Le droit à la ville”, traduzido para o português como “Direito à Cidade”, o livro trata de das forças convergentes dispostas dentro da cidade que competem para organizar seu traçado, guiar sua gestão especialmente em favor dos respectivos interesses. Trata também da distorção valorativa que a expressão, título do livro tem sofrido, sendo necessário um resgate do sentido real e aos valores fundantes do direto à cidade. Os autores também apontam para cooptação da classe política em favor dos interesses capitalistas, e a necessidade de uma recuperação da força popular, afim de garantir de fato, a gestão democrática da cidade.     

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliani Cristina Lima Grochoski, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Mestrado em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina. Bolsista CAPES. Graduada pela  Universidade Estadual de Maringá . Advogada. 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Grochoski, J. C. L. (2020). A luta de classes um ponto de partida para se compreender a cidade contemporânea. Scientia Iuris, 24(1), 206. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2020v24n1p206

Edição

Seção

Resenhas