Fomento para pesquisas de nanobiotecnologia a partir de compromisso de ajustamento de conduta e sob a ótica da biopolítica

Autores

  • Jefferson Aparecido Dias UNIMAR (Universidade de Marília) http://orcid.org/0000-0002-3101-1621
  • Geilson Nunes UNIMAR (Universidade de Marília)
  • Walkiria Martinez Heinrich Ferrer UNIMAR (Universidade de Marília)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p91

Palavras-chave:

Inovação, Saúde, Mecanismos de controle, Corpo dócil, Subjetividade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetvo demonstrar como o fomento de pesquisas de nanobiotecnobiologia pode ser realizado por meio de compromisso de ajustamento de conduta, aqui analisado sob a ótica da biopolítica. Para cumprir esse objetivo, inicialmente será apresentada a biopolítica, concebida tanto como mecanismo que visa produzir corpos dóceis, como, também, estratégia pela qual a vida pode assumir o seu papel de protagonismo em relação ao poder. Além disso, por  meio da análise de um caso concreto no qual os recursos advindos de um compromisso de ajustamento foram utillizados na realização de pesquisas de nanobiotecnologia em uma universidade federal, será defendido o estabelecimento de um parâmetro que poderá ser utilizado em outras situações visando o fomento de pesquisas, sob a ótica da biopolitica. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio da revisão de textos doutrinários, normativos e judiciais, utilizando-se do método dedutivo.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson Aparecido Dias, UNIMAR (Universidade de Marília)

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha (Espanha). Professor do Mestrado e do Doutorado em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR).

Geilson Nunes, UNIMAR (Universidade de Marília)

Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro (Belo Horizonte - MG). Professor de Direto Penal, criminologia e legislação penal especial. Oficial da PMMG no Posto de Major PM.

Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, UNIMAR (Universidade de Marília)

Doutora em Educação pela UNESP/Marília. Professora da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito da UNIMAR (Universidade de Marília)

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Dias, J. A., Nunes, G., & Ferrer, W. M. H. (2019). Fomento para pesquisas de nanobiotecnologia a partir de compromisso de ajustamento de conduta e sob a ótica da biopolítica. Scientia Iuris, 23(2), 91. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n2p91

Edição

Seção

Artigos