O compliance e seus reflexos no direito brasileiro

Autores

  • Daniel Barile da Silveira Professor do Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR)
  • Carlos Henrique Miranda Jorge Mestrando em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n1p125

Palavras-chave:

Compliance, Corrupção, Lei 12.846/13

Resumo

O presente trabalho visa analisar uma nova ferramenta no combate à corrupção no país, mal que assola e atinge todos os setores da nossa sociedade, com consequências desastrosas em diversos setores como saúde, educação, segurança pública, trazendo uma estagnação política e econômica, além do descrédito da população nas instituições. Dessa forma, inicia-se pelo histórico da ferramenta compliance trazida pela Lei 12.846/13, passando por seus reflexos em alguns ramos do Direito. Posteriormente, passa-se a análise da lei anticorrupção, trazendo os pontos positivos e críticas que advieram com sua promulgação, trazendo uma sucinta analogia com demais leis do ordenamento jurídico, analisando demais inovações junto a ela com o intuito de evitar atos ilícitos na pessoa jurídica, demonstrando a sustentabilidade que tais medidas poderiam trazer ao país caso fossem colocadas em prática, às consequências do seu descumprimento e as respectivas sanções civis e administrativas. Em conclusão, verificamos que o ordenamento jurídico brasileiro já possui diversas leis no combate as condutas ilícitas e práticas de corrupção, trazendo mais eficiência se as instituições responsáveis pelas investigações e o Poder Judiciário fossem melhores estruturados e aparelhados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Barile da Silveira, Professor do Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade de Marília (UNIMAR)



Pós-Doutorando em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal (Ius Gentium Conimbrigae). Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UnB). Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da Unimar (Universidade de Marília). Professor do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação em Direito do UniToledo (Centro Universitário Toledo - Araçatuba/SP).

Downloads

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Silveira, D. B. da, & Henrique Miranda Jorge, C. (2019). O compliance e seus reflexos no direito brasileiro. Scientia Iuris, 23(1), 125–143. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2019v23n1p125

Edição

Seção

Artigos