Paradigma contemporâneo e os negócios biojurídicos: seleção embrionária

Autores

  • Juliana Carvalho Pavão Universidade Estadual de Londrina
  • Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n2p244

Palavras-chave:

Autonomia. Negócio Biojurídico. Seleção Embrionária. Tecnologia

Resumo

Os negócios jurídicos passaram por diversas transformações ao longo dos tempos, nesse sentido, destaca-se que, antigamente, os acordos apresentavam apenas um aspecto patrimonial. Todavia, as tecnologias evoluíram e permitiram que as relações sociais se expandissem, envolvendo também aspectos existenciais. Nesse contexto, surgem negócios cujo objeto é o ser humano, os denominados negócios biojurídicos, conhecidos por alguns doutrinadores, mas despercebidos pela maioria da doutrina nacional. Diante disso, este trabalho busca analisar a possibilidade dessa nova categoria “negócios biojurídicos” para os novos atos privados, observando se haveria algum benefício nessa categorização. Ademais, observa-se uma nova técnica médica, que é a seleção embrionária, a fim de ilustrar essa problemática. Assim, o trabalho utiliza o método dedutivo, iniciando o debate por meio dos negócios jurídicos, e tem como base diversos autores nacionais e internacionais relevantes sobre o tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Pavão, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Graduanda em direito civil e processo civil pela Universidade Estadual de Londrina. Advoagda. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2017).

Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2010). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2001).

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Carvalho Pavão, J., & Resquetti Tarifa Espolador, R. de C. (2018). Paradigma contemporâneo e os negócios biojurídicos: seleção embrionária. Scientia Iuris, 22(2), 244–271. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2018v22n2p244

Edição

Seção

Artigos