A contribuição do Marco Ruggie aos objetivos do desenvolvimento sustentável

Autores

  • Bruna Migliaccio Setti Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Tânia Lobo Muniz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marcos Claro da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p287

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Sustentabilidade. Agenda 2030. Princípios Orientadores.

Resumo

A proposição do presente estudo consiste na evolução da mentalidade trazida por discursos políticos e sociais a respeito do conceito de desenvolvimento sustentável. Busca-se também demonstrar que este é cada vez mais dependente do papel das empresas no cenário internacional, não somente através da tutela do meio ambiente, mas também como no ato de proteger, respeitar e remediar os direitos humanos. Para isso, denota-se necessário que os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 tenham como pilar Os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, constituídos a partir do Marco Ruggie. Dessa feita, a pesquisa apresenta análise complexa do termo sustentável, em suas multidimessões (social, ética, ambiental, econômica e jurídico-política), para, ao final, reconhecer que, de fato, cada vez mais os direitos humanos são essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável, o que representa uma responsabildiade para as empresas globais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Migliaccio Setti, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do programa de Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina (2016), bolsista CAPES. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NETI-USP)

Tânia Lobo Muniz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. 

Marcos Claro da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando do programa de Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina (2016)

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Setti, B. M., Muniz, T. L., & da Silva, M. C. (2017). A contribuição do Marco Ruggie aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Scientia Iuris, 21(3), 287–322. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n3p287

Edição

Seção

Artigos