Para além da discussão sobre atividade fim e atividade meio: a igualdade de direitos e a responsabilidade solidária como meios para a proteção do trabalhador terceirizado

Autores

  • Brena Késsia Simplício do Bonfim Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Ana Virgínia Moreira Gomes Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p266

Palavras-chave:

Terceirização, Precarização, Não discriminação, Responsabilidade Solidária, Sweatshops.

Resumo

O aperfeiçoamento dos sistemas de produção e das técnicas de administração de mão de obra, em face da superação do binômio taylorista-fordista pelo sistema toyotista de meios de produção, tem como uma de suas expressões mais significativas a terceirização, seja ela de mão de obra ou de serviços. Tal instituto voltou a centralizar debates acadêmicos e políticos desde a discussão do Projeto de Lei 4330/2004 e da aprovação do Projeto de Lei da Câmara no 30/2015. O cerne das discussões repousa basicamente na autorização ou não da terceirização em atividades fins empresariais. Secundariamente, se discute acerca da representação sindical e da responsabilidade da empresa tomadora de serviços. Este trabalho busca exatamente inverter essa discussão ao focar de modo prioritário na responsabilidade da tomadora final e, na cláusula da não discriminação entre trabalhadores diretamente contratados e tercerizados (nem mencionada no debate político). Nesse modelo, desincentivaria-se a terceirização precarizante, possibilitando-se essa prática como uma forma de opção logística da empresa, porém dissociada da mera busca de diminuição dos custos trabalhistas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Brena Késsia Simplício do Bonfim, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Direito e Processo Penal pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Ana Virgínia Moreira Gomes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Pós-Doutora pela School of Industrial and Labor Relations da Cornell University. Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

do Bonfim, B. K. S., & Gomes, A. V. M. (2016). Para além da discussão sobre atividade fim e atividade meio: a igualdade de direitos e a responsabilidade solidária como meios para a proteção do trabalhador terceirizado. Scientia Iuris, 20(2), 266–296. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p266

Edição

Seção

Artigos