As contradições do capitalismo no século XXI e sua metamorfose pela democracia e justiça

Autores

  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED
  • Neuro José Zambam Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p107

Palavras-chave:

Capitalismo, Justiça, Democracia, Economia, Moral

Resumo

As conquistas da humanidade contrastam com as desigualdades entre os povos e na organização social. O acúmulo da riqueza é contrário às situações como o analfabetismo, a violência e a pobreza. Esse artigo tem como objetivo denunciar as contradições do Capitalismo, especialmente a “coisificação” das pessoas e a incapacidade de garantir o equilíbrio social e ambiental, a fim de transformá-lo conforme as exigências da Democracia e Justiça. Insiste-se sobre a necessidade de metamorfose do Capitalismo, de novos arranjos institucionais orientados, principalmente, pelos Direitos Humanos para que se consolide a humanização das relações econômicas como expressão de convivência global para este século.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional (IMED). Professor do Curso de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Coordenador do Grupo de Pesquisa: “Ética, Cidadania e Sustentabilidade”. Membro do Grupo de Pesquisa: “Modernidade, Pós-Modernidade e Pensamento Complexo”, "Multiculturalismo e Pluralismo Jurídico" e "Transnacionalismo e Circulação de Modelos Jurídicos". Líder Adjunto do Centro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça em Amartya Sen.

Neuro José Zambam, Complexo de Ensino Superior Meridional - IMED

Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional (IMED). Professor do Curso de Direito e Especialização da Faculdade Meridional (IMED). Membro do Grupo de Trabalho, Ética e Cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia). Líder do Centro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça em Amartya Sen. Coordenador do Grupo de Pesquisa: “Multiculturalismo, Minorias, Espaço Público e Sustentabilidade”. Líder do Grupo de Pesquisa: “Multiculturalismo e Pluralismo Jurídico”.

Downloads

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Aquino, S. R. F. de, & Zambam, N. J. (2016). As contradições do capitalismo no século XXI e sua metamorfose pela democracia e justiça. Scientia Iuris, 20(2), 107–140. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2016v20n2p107

Edição

Seção

Artigos