Da livre iniciativa e da confiança na relação empresa e consumidor

Glaucia Cardoso Teixeira Torres, Tânia Lobo Muniz

Resumo


A presente reflexão tem por objetivo fazer uma análise da livre iniciativa em relação ao consumidor. Para tanto, a partir da sociedade feudal, busca-se apontar a relação do homem com o comércio assinalando sob qual contexto surgiram os valores livre-iniciativa e defesa do consumidor. Assinala, ainda, como se deu a positivação de tais institutos no ordenamento jurídico brasileiro para, ao final, fazer uma breve análise acerca da ética empresarial que elencou o valor confiança entre empresa e sociedade ao patamar de capital intangível das empresas.


Palavras-chave


Livre-iniciativa; Proteção do Consumidor; Confiança; Empresa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n1p167



Scientia Iuris

ISSN (eletrônico) 2178-8189

 

E-mail: revistamdireito@uel.br



 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.