O direito social condensado em Gurvitch e o comunitarismo de Ezioni: notas acerca de uma interconexão possível

Autores

  • Eliane Fontana Centro Universitário UNIVATES
  • Ricardo Hermany Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n2p51

Palavras-chave:

Amitai Etzioni, Comunitarismo, Direito social condensado, Georges Gurvitch

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral uma investigação acerca da possível interlocução entre o direito social condensado trabalhado pela teoria de Georges Gurvitch e a corrente filosófico-política contemporânea do Comunitarismo Responsivo, de Amitai Etzioni. Busca-se evidenciar se há conexões possíveis no que tange às variáveis de similitudes e divergências. Concluiu-se que, apesar das notáveis diferenças entre os seus autores, as teorias buscam algo em comum: a integração social numa ambiente democrático. O rechaço às posturas extremistas, que imprimem o individualismo é a forca motriz para a construção de um direito autorregulado pela sociedade- por Gurvitch- e, também, por Etzioni, neste, para o desenho de uma Plataforma que perfila uma terceira via ao individualismo e ao social conservadorismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Fontana, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora da Faculdade de Direito no Centro Universitário UNIVATES em Lajeado/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Comunitarismo e Políticas Públicas, vinculado ao CNPq. E-mail: eliane.fontana859@gmail.com.

Ricardo Hermany, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito Stricto Sensu da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Chefe do Departamento de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Coordenador do Grupo de Estudos Gestão Local e Políticas Públicas (UNISC). E-mail: hermany@unisc.br.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Fontana, E., & Hermany, R. (2015). O direito social condensado em Gurvitch e o comunitarismo de Ezioni: notas acerca de uma interconexão possível. Scientia Iuris, 19(2), 51–72. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n2p51

Edição

Seção

Artigos