Varas Agrárias – Mecanismo de Efetivação do Acesso à Justiça

Autores

  • Roberto de Paula Roberto de Paula - Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF
  • Bianco Zalmora Garcia Professor Bianco Zalmora Garcia - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2178-8189.2012v16n1p67

Palavras-chave:

Direito Agrário, Justiça Agrária, Conflitos, Movimentos Sociais.

Resumo

Considera o processo histórico e a legislação agráriaque consolidaram o nascimento do latifúndio no Brasil e asresistências populares emergentes dos conflitos pela posse daterra. Propõe a possibilidade de resolução dos conflitos coletivos pela posse da terra e situação de exclusão do trabalhador ruralcom a criação e instalação da Justiça Agrária. Descreve ofundamento jurídico de tal justiça especializada como decorrente de princípios inseridos na Constituição Federal. Concebe aquestão agrária, o acesso à terra e a legitimidade da reivindicação dos Movimentos Sociais Campesinos sob a óptica da efetivação dos fundamentos da República Federativa do Brasil: cidadania, dignidade da pessoa humana. Conclui que somente com uma Justiça Agrária é que se efetivará o princípio constitucional da função social da propriedade, corrigindo distorções que acirramânimos, provocam conflitos e obstruem a Reforma Agrária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto de Paula, Roberto de Paula - Faculdade de Direito de Alta Floresta - FADAF

Mestre pelo Programa de Mestrado da Universidade Estadual de Londrina – UEL.Mestrado em Direito Negocial,Área de Pesquisa: Direito Processual Civil. Professor do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Alta Floresta,Mato Grosso.

Bianco Zalmora Garcia, Professor Bianco Zalmora Garcia - Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor  permanente do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2012-10-25

Como Citar

de Paula, R., & Garcia, B. Z. (2012). Varas Agrárias – Mecanismo de Efetivação do Acesso à Justiça. Scientia Iuris, 16(1), 67–82. https://doi.org/10.5433/2178-8189.2012v16n1p67

Edição

Seção

Artigos