O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização e representação do conhecimento: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas

Autores

  • Fernanda Regebe Castro Instituto Federal da Bahia
  • Fábio Marques da Cruz Instituto Federal da Bahia
  • Nanci Elizabeth Oddone Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p82

Palavras-chave:

Modelagem de sistemas, Orientação a objetos, UML, Classificação facetada, Ranganathan.

Resumo

Introdução: A orientação a objetos trabalha com uma notação própria e possui alguns conceitos centrais. Dentre os mais importantes estão as classes, os atributos, os relacionamentos e a herança. Já a linguagem UML possui diagramas próprios.

Objetivos: Demonstrar a metodologia da orientação a objetos e a linguagem de modelagem UML, com seus diversos diagramas.

Metodologia: Para ilustrar o funcionamento dos diagramas desenvolve-se um estudo de caso envolvendo um sistema de empréstimo de livros em biblioteca.

Resultados: Constatou-se que há influências das teorias da classificação, especialmente a de Ranganathan, na área de modelagem de sistemas de informação, demonstrando que tudo o que hoje se desenvolve na informática, mais precisamente na área de desenvolvimento de sistemas, já foi realizado antes, de forma manual.

Conclusão: Nesse trabalho foi confirmado que para entender o complexo, antes de tudo é preciso dividi-lo em partes e classificá-lo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Regebe Castro, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pesquisa E Pós Graduação Fundação Visconde Cairu (CEPPEV). Docente do Instituto Federal da Bahia.

Fábio Marques da Cruz, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Instituto Federal da Bahia.

Nanci Elizabeth Oddone, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós Doutora pela Universidade de Kent (Reino Unido). Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2013-06-02

Como Citar

Castro, F. R., Cruz, F. M. da, & Oddone, N. E. (2013). O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização e representação do conhecimento: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Informação & Informação, 18(1), 82–105. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p82

Edição

Seção

Artigos