A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras

Autores

  • Eduardo da Silva Alentejo UNIRIO, UnB
  • Sofia Galvão Baptista UnB

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p132

Palavras-chave:

Dimensões da qualidade em bibliotecas, Trajetória da qualidade em bibliotecas, Gestão da qualidade

Resumo

Introdução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade. 
Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país. 
Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura. 
Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas. 
Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo da Silva Alentejo, UNIRIO, UnB

Professor na Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, Mestre em Memória Social e Documento. Em doutoramento em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas em Qualidade da Informação em Saúde. Qualidade dos sistemas de informação em saúde. Gestão da Informação e da Qualidade.

Sofia Galvão Baptista, UnB

Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Faculdade de Ciência da Informação, UnB.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Como Citar

Alentejo, E. da S., & Baptista, S. G. (2012). A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras. Informação & Informação, 17(1), 132–165. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p132

Edição

Seção

Artigos