Cenários, espaços e linguagens

uma nova agenda para pensar-conhecer-agir sobre percursos de formação na sociedade da aprendizagem

Autores

  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p26

Palavras-chave:

Percurso de formação, Ensinantes e aprendentes, Pensar-conhecer-agir sobre a informação, Sociedade da aprendizagem

Resumo

Introdução: Diferentes cenários, espaços e linguagens norteiam os percursos de formação de aprendentes. Trata-se de um novo  tempo, redesenhado a partir da lógica de reestruturação do capitalismo informacional  e suas imbricações com a globalização e tecnologias intelectuais. 
Objetivo: Discute a problemática do percurso de formação nas novas configurações da sociedade da aprendizagem. 
Metodologia: Reflexão sobre o percurso de formação para pensar-conhecer-agir sobre a informação, nas instituições de ensino superior, com base em novas abordagens teóricas. 
Resultados: Exige-se uma atitude crítica, reflexiva e colaborativa em constante interação como parte das condições prioritárias para os indivíduos se adaptarem aos contextos  de aprendizagens. Temos de nos apropriar de novas habilidades e competências como eixos importantes para o percurso da formação, pois é a condição fundamental para os indivíduos imergirem na era das redes de informação e construírem o conhecimento. 
Conclusões: Os indivíduos necessitam situar-se como ensinantes e aprendentes para pensar-conhecer-agir sobre a informação e produzir conhecimento, quando as regras para formação humana são bem mais exigentes.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em educação. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação. Professora do Programa de Pós-Graduação em educação. Professora do Programa de Pís-graduação em Ciência da informação. Coordenadopra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Etnicorraciais.

Downloads

Publicado

2012-03-28

Como Citar

Aquino, M. de A. (2012). Cenários, espaços e linguagens: uma nova agenda para pensar-conhecer-agir sobre percursos de formação na sociedade da aprendizagem. Informação & Informação, 17(1), 26–59. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p26

Edição

Seção

Artigos