O uso de Análise Contextual de Tarefas para a gestão da propriedade intelectual / El uso de Análisis Contextual de Tarea para la gestión de la propiedad intelectual

Autores

  • Eliandro dos Santos Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Andre Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p129

Palavras-chave:

Inovação. Análise de Requisitos. Análise de Tarefas. Propriedade Intelectual. Gestão da Inovação.

Resumo

Apresenta o processo de desenvolvimento de um modelo para sistema de gestão de propriedade intelectual por meio do uso de metodologia de análise contextual de tarefas, a qual visa desenvolver a modelagem sob a visão do usuário. Apresenta um estudo de caso, onde é empregada a abordagem sugestionada para o levantamento de requisitos. Tem como objetivo desenvolver um modelo que apresente melhorias na gestão de processos de proteção de propriedade intelectual, e que forneça dados que explicitem a importância do uso de ferramentas gerenciais como forma de melhoria no desempenho da proteção da produção intelectual da organização. Os resultados obtidos por meio do desenvolvimento de fluxos e com a estruturação das atividades foram positivos, melhorando a eficiência da recuperação de dados e conseqüentemente o aumento da capacidade de inovar da organização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliandro dos Santos Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrando do Curso de Engenharia da Produção da UFSM na Linha de Pesquisa de Gerência de Produção. Atua em pesquisa de Sistemas Informatizados para a Gestão Arquivística, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica e Interface Humano-computador-IHC. Realizou como Trabalho de Conclusão de Curso o tema "Levantamento de Requisitos sob o ponto de vista do Arquivista e do Analista de Sistemas: um estudo de caso no SIE - Sistema de Informações para o Ensino, e como Estágio Supervisionado. A implementação de políticas arquivísticas no Centro Regional Sul - INPE. Atualmente é Bolsista DTI II CNPq junto ao projeto entitulado NIT-RS: Implantação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas no NIT/UFSM. Está participando de atividades junto aos grupos de pesquisa de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e do Núcleo de Inovação e Competitividade.

Andre Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, desenvolvimento de ambintes virtuais de ensino aprendizagem e objetos de aprendizagem.

Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação e Competitividade, Avaliação de Desempenho, Planejamento Estratégico, Indicadores de Desempenho, Análise de Investimentos e Balanced Scorecard.

Felipe Martins Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é orientador do pgie da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, heurísticas e meta-heurísticas, problemas de sequenciamento, scheduling e busca tabu.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Costa, E. dos S., Cordenonsi, A. Z., Siluk, J. C. M., & Müller, F. M. (2010). O uso de Análise Contextual de Tarefas para a gestão da propriedade intelectual / El uso de Análisis Contextual de Tarea para la gestión de la propiedad intelectual. Informação & Informação, 15(2), 129–147. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p129

Edição

Seção

Relatos de Experiência