Biblioteca digital de teses e dissertações da UERJ

desafios e oportunidades

Autores

  • Christina Thereza Rachel Bottari Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Neusa Cardim da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p88

Palavras-chave:

Biblioteca digital, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Teses e dissertações, Produção acadêmica, BDTD

Resumo

Aborda a importância das bibliotecas digitais, especificamente de teses e dissertações, no contexto da disseminação da informação produzida pelas comunidades acadêmicas. Traça um panorama dos Programas de Pós-Graduação oferecidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Destaca o papel do IBICT como idealizador e coordenador do Projeto da Biblioteca Digital Nacionalde Teses e Dissertações (BDTD) e os procedimentos estabelecidos para a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), como participantes desse projeto. Cita o Sistema TEDE, customizado e distribuído gratuitamente pelo IBICT, com a finalidade de apoiar as IES na implantação de suas BDTDs. Descreve as etapas do processo de implantação da BDTD-UERJ, bem como os obstáculos e desafios enfrentados. Finaliza destacando os benefícios obtidos, as perspectivas futuras de criação de novos produtos e serviços e da avaliação dos métodos e técnicas empregados até o momento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christina Thereza Rachel Bottari, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Especialista em Indexação e Recuperação da Informação pela Universidade Santa Úrsula (USU). Como Coordenadora do Núcleo de Processos Técnicos da Rede Sirius, foi responsável pela implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, em 2006. Atualmente, trabalha no Centro de Educação e Humanidades, na Biblioteca que atende as àreas de Letras, Artes e Educação Física.

Neusa Cardim da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Especialista em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação. Mestranda em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT). Atua no Núcleo de Processos Técnicos da Rede Sirius como responsável pela coordenação da BDTD/UERJ.

Downloads

Publicado

2011-07-15

Como Citar

Bottari, C. T. R., & Silva, N. C. da. (2011). Biblioteca digital de teses e dissertações da UERJ: desafios e oportunidades. Informação & Informação, 16(1), 88–101. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n1p88

Edição

Seção

Relatos de Experiência