Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos

Autores

  • Fernando Luiz Vechiato UNESP - Campus de Marília
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti UNESP - Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p40

Palavras-chave:

Inclusão digital. Idosos. Construtivismo. Tecnologias de Informação e Comunicação. Mediação da Informação.

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI – UNESP – Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Luiz Vechiato, UNESP - Campus de Marília

Professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, Doutorando em Ciência da Informação (2010 - ) e Mestre em Ciência da Informação (2008 - 2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Campus de Marília, Bacharel em Biblioteconomia (2004 - 2007) pela UNESP - Campus de Marília e Técnico em Informática (1998 - 2001) pelo Colégio Técnico de Limeira - COTIL - UNICAMP.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, UNESP - Campus de Marília

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986), Especialista em Ciência da Computacional pelo Instiuto de Ciências Matemática de São Carlos da USP (1987), Mestre em Ciências área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993), e Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Vice-lider do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação, com produção científica na área de Ciência da Informação, com ênfase às Tecnologias de Informação e Comunicação. Coordenadora dos projetos de pesquisa "Arquitetura da Informação Digital: um olhar sobre os ambientes informacionais da World Wide Web" e "Inclusão Digital dos alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade - UNATI / UNESP - Marília". Vice-coordenadora do Núcleo UNATI - UNESP - Marília.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Vechiato, F. L., & Vidotti, S. A. B. G. (2010). Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos. Informação & Informação, 15(2), 40–59. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n2p40

Edição

Seção

Artigos