O Prontuário do Paciente e os Pressupostos Arquivísticos: estreitas e profícuas interlocuções.

Autores

  • Letícia Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina
  • Rosane Suely Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p68

Palavras-chave:

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO. PRONTUÁRIO DO PACIENTE. PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

Resumo

Considerado documento multifuncional para a área da Saúde, o Prontuário do Paciente é abordado em seus suportes eletrônico e papel. Em que pese as dificuldades encontradas na implantação e utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente, o cotejo entre os dois formatos acima mencionados, indica a primazia do Prontuário Eletrônico e o caracteriza como um elemento preponderante no que tange à melhoria dos sistemas e serviços de saúde de um país.   Dadas as suas especificidades, os requisitos fundamentais à sua plena utilização, entre outros fatores, ressalta-se a relevância dos pressupostos arquivísticos na organização da informação e do conhecimento registrados nesses dossiês.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UNESP/Marília

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Bibliotecária, Doutora em Estudos da Linguagem, é docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, coordena o projeto integrado: A Organização da Informação e do Conhecimento Registrado: uma proposta multidisciplinar, desenvolvido no Hospital do Câncer de Londrina (PR).

Downloads

Publicado

2010-03-19

Como Citar

Molina, L. G., & Lunardelli, R. S. A. (2010). O Prontuário do Paciente e os Pressupostos Arquivísticos: estreitas e profícuas interlocuções. Informação & Informação, 15(1), 68–84. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1p68

Edição

Seção

Artigos