Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p558

Palavras-chave:

Pensamento Reflexivo, Letramento Informacional, Metacognição. Metaletramento, Aprendizagem no século XXI

Resumo

Objetivo: apresentar panorama das contribuições recentes para a expansão do letramento informacional, visando à potencialização da aprendizagem no século XXI, perante os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade. O foco dos estudos centra-se nas contribuições de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos: Gasque e Mackey e Jacobson relacionados aos conceitos de letramento informacional, metacognição e metaletramento.
Metodologia: seleção e análise das publicações dos últimos vinte anos de autoria desses pesquisadores, e de outras que fundamentam as proposições teóricas.
Resultados: a análise dos dados culminou em um quadro síntese que demonstra as bases epistemológicas, as diferenças, as semelhanças, as novidades, as vantagens e desvantagens das propostas analisadas. O estudo mostra que ambos autores perceberam a necessidade de repensar o processo de LI, especialmente a partir dos processos cognitivos. Conclusões: há pontos de vinculação entre as propostas estudadas. O letramento informacional agregado aos conceitos de metacognição e metaletramento podem potencializar a capacidade de reflexão e, consequentemente, melhorar a produção de novos conhecimentos.  Assim, ambos os autores demonstram a necessidade de investir em pesquisas no processo cognitivo do LI.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB

Referências

ALMEIDA, M. A. Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n. 4, p. 424-429, 2002. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/101525/000353843.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 ago. 2021.

ALONSO-ARÉVALO, J.; LOPES, C.; ANTUNES, M. L. Literacia da informação: da identidade digital à visibilidade científica. In: LOPES, C.; SANCHES, I.; ANTUNES, M. Literacia da informação em contexto universitário. Lisboa: ISPA, 2016. p. 109-152. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/6753. Acesso em: 25 jun. 2021

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA)/ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (ACRL). Information literacy competency for higher education. Chicago: ACRL, 2000. Disponível em: https://alair.ala.org/handle/11213/7668. Acesso em: 21 ago. 2021.

ATKINSON, M. D. The relationship between metaliteracy pretest, posttest, and metacognitive strategies for library research skills scale: creating a metaliteracy course for online ed. D. students. 2019. Disponível em: https://digitalcommons.acu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1036&context=library_pub. Acesso em: 24 jun 2021.

BAER, A. Book review: metaliteracy in practice. Communications in Information Literacy, v. 10, n. 2, p. 283-287, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321817808_book_review_metaliteracy_in_practice. Acesso em: 24 jun 2021.

BARAJAS, M. FROSSARD, F. Mapping creative pedagogies in open wiki learning environments. Education and Information Technologies, v. 23, p. 1403-1419, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-017-9674-2. Acesso em: 24 jun 2021.

BRANSDSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R.R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: SENAC, 2007.

CAHOY, E. S.; GIBSON, G.; JACOBSON, T.E. Moving forward: a discussion on the revision of the ACRL information literacy standards for higher education. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1089078. Acesso em: 21 ago. 2021.

COOKE, N. A. Posttruth, truthiness, and alternative facts: information behavior and critical information consumption for a new age. The Library Quarterly, v. 87, n. 3, 2017. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/692298. Acesso em: 24 jun. 2021.

COSENZA, R. M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEWEY, J. Experiência e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1938.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4. ed. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1979.

ELMBORG, J. Critical information literacy: implications for instructional practice. Journal of Academic Librarianship, v. 32, p.192-199, Mar. 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0099133305001898. Acesso em: 24 jun. 2021.

EYSENCK, Michael W.; KEANE, Mark T. Manual de psicologia cognitiva. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

FLAVELL, J. H. First discussant's comments: what is memory development the development of? Human Development, v. 14, p. 272-278, 1971. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/26761846.pdf?refreqid=excelsior%3Af8730ea3860259665f691312d6130c08. Acesso em: 24 jun. 2021.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist Association, v. 34, n. 10, out. 1979. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7817/fe40a0c10af647a7 6753d9b53f511df704a7.pdf?ga=2.67349527.762329237.1594652776-912520045.1588044051. Acesso em: 21 ago. 2021.

FULKERSON, D. M.; ARIEW, S. A.; JACOBSON, T. E. Revisiting metacognition and metaliteracy in the ACRL Framework. Communications in Information Literacy, v. 11, n. 1, 2017. Disponível em: https://files.eric.ed. gov/fulltext/EJ1148824.pdf. Acesso em: 24 jun.

GASQUE, K. C. G. D. A reflexão e a metacognição na comunicação científica. Educação Marista, Ano V, n.10, jan./jun. 2005.

GASQUE, K. C. G. D. O pensamento reflexivo na busca e no uso da informação na comunicação científica. Orientadora: Sely Maria de Souza. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2008a. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1344/1/tese_2008_kelleycristinegdiasgasque.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. Transinformação, v. 20, p 149-158, 2008b. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9208. Acesso em: 21 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Indicador de atividade reflexiva e teoria fundamentada: o pensamento reflexivo na busca e no uso da informação. Transinformação, v 23, n. 1, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/dqT5FxmJQh8WjpF9KCDbPqz/?lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: UnB/FCI, 2012.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/viewFile/41315/25246. Acesso em: 21 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Objetos de aprendizagem para o letramento informacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/75728. Acesso em: 24 jun. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 177-195, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655. Acesso em: 21 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. O processo de atenção e o letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 61-80, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/emquestao/article/view/87998/0. Acesso em: 24 jun. 2021.

GASQUE, K. C. G. D. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020.

GASQUE, K. C. G. D.; AZEVEDO, I. C. M. O uso de obras de referência no letramento de estudantes da educação básica. DataGramaZero, Revista de Informação, v. 16 n.1 fev. 2015. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/8121. Acesso em: 18 out. 2021.

GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 jun. 2021.

GASQUE, K. C. G. D.; CUNHA, M. V. A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 139-146, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-37862010000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2021.

GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2018/05/pdf_2a8b4dcbac_0000030253.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

GIBSON, C. Prisms around student learning: information literacy, IT fluency, and media literacy, 2007. Disponível em: www.educause.edu/ir/library/pdf/eli07302.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

GIBSON, C.; JACOBSON, T. E. Habits of mind in an uncertain information world. Reference & User Services Quarterly, v. 57, n. 3, p. 183-192, 2018. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/6603. Acesso em: 21 ago. 2021.

GIBSON, C.; JACOBSON, T. E. Open educational practices and reflective dialogue: the role of the framework for information literacy. University Libraries Faculty Scholarship, n. 121, p. 361-382, 2019. Disponível em: https://scholarsarchive.library.albany.edu/ulib_fac_scholar/121/?utm_source=scholarsarchive.library.albany.edu%2fulib_fac_scholar%2f121&utm_medium=pdf&utm_campaign=pdfcoverpages. Acesso em: 21 ago. 2021.

GOLEMAN, D. Foco: a atenção e seu papel para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

JACOBSON, T. E.; MACKEY, T. P. Proposing a metaliteracy model to redefine information literacy. Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 84-91, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1089056.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

JACOBSON, T. E.; MACKEY, T. P. Metaliteracy in practice. Chicago: ALA Neal-Schuman, 2016.

JACOBSON, T. E.; MACKEY, T. P.; O´BRIEN, K. L. Developing metaliterate citizens: designing and delivering enhanced global learning opportunities. University Libraries Faculty Scholarship, v. 129, 2019. Disponível em: https:https://scholarsarchive.library.albany.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1128&context=ulib_fac_scholar. Acesso em: 21 ago. 2021.

JACOBSON, T. E.; O´KEEFFE, E. Authentic inquiry models for our evolving information landscape. American Library Association, v. 43, n. 2, Nov./Dec. 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1045938.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

JAMES, W. The principles of psychological. New York: Henry Holt and Company, 1890. v. 2.

MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Reframing information literacy as a metaliteracy. College & Research Libraries, v. 76, n. 1, p. 62-78, 2011. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/16132/17578. Acesso em: 21 ago. 2021.

MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. Chicago, IL: Neal-Schuman, 2014.

MACKEY, T. P.; JACOBSON, T. E. Metaliterate learning for the post-truth world. Chicago: ALA, 2019.

MACKEY, T. P. Embedding metaliteracy in the design of a post-truth MOOC: Building Communities of Trust. Communications in Information Literacy, n. 14, v. 2, p. 346-361, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2020.14.2.9. Acesso em: 21 ago. 2021.

MARCUM, J. W. Rethinking information literacy. Library Quarterly, v. 72, n. 1, p. 1-26, Jan. 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4309580. Acesso em: 24 jun. 2021.

RIBEIRO, L. A. M.; GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional e midiático para professores do século XXI. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 203-221, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/26795. Acesso em: 24 jun. 2021.

SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES SCONUL. Advisory Committee on Information Literacy. Seven pillars of information literacy. 2011. Disponível em: https://www.sconul.ac.uk/sites/default/files/documents/coremodel.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

STERNBERG, R. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SWANSON, T. A. A radical step: implementing a critical information literacy model. Portal: Libraries and the Academy, v. 4, n. 2, p. 259-273, Apr. 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/236701238_a_radical_step_implementing_a_critical_information_literacy_model. Acesso em: 24 Jun 2021.

VANDRESEN, A. S. R. Web 2.0 e educação: usos e possibilidades. In: Congresso Nacional de Educação Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba:Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5752_3325.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

ZURKOWSKI, P. The information service environment relationships and priorities: report 5. National Commission on Libraries and Information Science, Washington, Nov. 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

WILEY, D. The instructional use of learning objects. 2000. Disponível em: http://reusability.org/read/.2000. Acesso em: 17 out. 2021.

WITEK, D.; GRETTANO, T. Teaching metaliteracy: a new paradigm in action. Reference Services Review, v. 42, n. 2, p. 188-208, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/RSR-07-2013-0035/full/html. Acesso em: 24 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

Pinheiro, M. H. B., & Gasque, K. C. G. D. (2022). Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI. Informação & Informação, 27(1), 558–582. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p558

Edição

Seção

Artigos