Enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la Web of Science y Scopus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p277

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Ensino, Curso, Web of Science, Scopus

Resumo

Objetivo: Mapear e analisar os documentos sobre o ensino de Inteligência Competitiva presentes nas bases Web of Science e Scopus, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atuais e futuras soluções de ensino nessa área.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica.
Resultados: A literatura internacional sobre o tema baseia-se principalmente na apresentação e discussão de casos de cursos/treinamentos reais, ministrados na maior parte das vezes pelos próprios autores dos artigos e trabalhos de congresso recuperados das bases. O que impera é a customização: cada curso foi construído conforme seu objetivo, perfil dos alunos e dos instrutores, e do contexto de aplicação do curso.
Conclusões: Ajustar os métodos de ensino e suas tecnologias às demandas específicas de cada curso é o desafio determinante para o sucesso da instrução em Inteligência Competitiva.

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Biografia do Autor

Juliana Galdino, Universidade de São Paulo - USP

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - USP

Rosangela Galdino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Leonardo Guimarães Garcia, Universidade de São Paulo - USP

Doutor de Informação Tecnológica e Estratégica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Galdino, J., Galdino, R., & Garcia, L. G. (2022). Enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la Web of Science y Scopus. Informação & Informação, 27(1), 277–300. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p277

Edição

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Artigos