Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p207

Palavras-chave:

Inteligência social, Política de cotas, Ensino superior público, Formação profissional, Diversidade

Resumo

Objetivo: Inter-relacionar a política de cotas à concepção e desenvolvimento da inteligência social como ferramenta nesse contexto.
Metodologia: Pesquisa teórica de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, apresentando uma análise interrelacional entre a inteligência social e o ensino superior público, considerando a complexidade sociocultural da sociedade, analisando a Lei nº 12.711/2012 que possibilita a equidade do acesso ao ensino superior e disponível no site do Governo Federal brasileiro.
Resultados: Identificou-se a política de cotas como uma inovação social, por caracterizar as demandas sociais e refletir sobre a inteligência social construída pelos indivíduos no contexto das relações respaldadas na diversidade sociocultural, e cujo processo de interação potencializa ações e reações correspondentes às demandas que possam surgir em âmbito organizacional.
Conclusões: Ao proporcionar o acesso ao ensino superior de modo equitativo, a política de cotas gerenciada por meio da inteligência social, propicia a formação de um quadro de profissionais com perfil sociocultural diversificado. Evidencia-se que há a necessidade constante de fortalecer a diversidade em todos os espaços da sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcela Arantes Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

Referências

ARROYO, M. G. Políticas Educacionais e Desigualdades: À Procura de Novos Significados. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23 abr. 2021.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da república federativa do Brasil, Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 23 abr. 2021.

CARVALHO, J. J. A política de cotas no ensino superior: ensaio descritivo e analítico do mapa das ações afirmativas no Brasil. Brasília: INCT, 2016.

CRONQUIST, B. Organizational Intelligence: a dynamic knowledge creating activity embedded in organizational routines. In: researchgate.net. January, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228486122_Organizational_Intelligence_a_dynamic_knowledge_creating_activity_embedded_in_organizational_routines. Acesso em: 6 dez. 2020.

DAVENPORT, T. H. Pense fora do quadrado: descubra e invista em seus talentos para maximizar resultados da sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2006.

FADEL, B.; ALMEIDA, C. C.; CASARIN, H. C. S.; VALENTIM, M. L. P.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão, mediação e uso da informação. In: VALENTIM, M. L. P. Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-32. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110767. Acesso em: 3 jan. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

HARRYSSON, M.; METAYER, E.; SARRAZIN, H. How ‘social intelligence’ can guide decisions. McKinsey Quarterly, nov. 2012. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/technology-media-and-telecommunications/our-insights/how-social-intelligence-can-guide-decisions# Acesso em: 27 abr. 2021.

KIM, W. C; MAUBORGNE, R. A lógica estratégica de alto crescimento. In: RODRIGUEZ, M. V. R. O valor da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LÉVESQUE, B. Les entreprises d’économie sociale, plus porteuses d’innovations sociales que les autres? In: COLLOQUE DU CQRS AU CONGRES DE L’ACFAS, 2001, Montreal. Anais [...]. Montreal: Cahiers du CRISES, 2001. Disponível em: https://depot.erudit.org/bitstream/004204dd/1/I-03-2002.pdf . Acesso em: 29 mar. 2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. Tradução: Nicolás Nyimi Campanário. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

MORIN, E. MOIGNE, J. L. L. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

POL, P.; VILLE, S. Social innovation: Buzz word or enduring term? The Journal of Socio-Economics, [S.l.], v. 38, n. 6, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socec.2009.02.011. Acesso em: 29 mar. 2022.

SALATA, A. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 30, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482. Acesso em: 25 ago. 2020.

SANTOS, M. Metamorfose do Espaço Habitado. Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

TUDOR-SILOVIC, N. Inteligência como recurso social e empresarial. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 79-91, jan./dez. 1992. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/92207. Acesso em: 28 abr. 2021.

WEBER, M. Ensaio de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

YAMAGISHI, T.; KIKUCHI, M. Trust, gullibility, and social intelligence. Asian Journal of Social Psychology, [S.l.], p. 145-161, 1999. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467-839X.00030. Acesso em: 26 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-22

Como Citar

Ribeiro, M. A., Jorge, C. F. B., & Valentim, M. L. P. (2022). Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária. Informação & Informação, 27(1), 207–228. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2022v27n1p207

Edição

Seção

Artigos