Análise de tags na venda de frutas da Amazônia brasileira em rede social

Autores

  • Amanda Garcia Gomes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Fernando de Assis Rodrigues Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Franciele Marques Redigolo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p499

Palavras-chave:

Indexação, Indexação social, Folksonomia, Redes Sociais Online

Resumo

Objetivo: Analisar as tags para caracterizar a indexação social nos anúncios de venda de frutas amazônicas, dentro de um Serviço de Rede Social On-line.
Metodologia: Os procedimentos metodológicos foram realizados através de uma análise exploratória, de cunho experimental com participação direta; a coleta de dados selecionou os anúncios que tratam individualmente sobre cada fruta no Facebook Marketplace.
Resultados: A partir das análises dos conjuntos de dados foi possível verificar os aspectos da utilização das tags nos anúncios quanto à quantidade e frequência, classificou-se as tags a partir da função que cada uma desempenha em relação ao recurso indexado pelo usuário. Além disso, observou-se aspectos quanto à localização geográfica e a representação do conteúdo no título do anúncio.
Conclusões:
Foi possível identificar a indexação social no uso das tags no SRSO Facebook Marketplace quando se trata de frutas amazônicas, pois as tags são constituídas de valor semântico e não apenas fragmentos textuais descontextualizados: possuem aspectos intrínsecos que depende do usuário ou dos grupos de usuários, a qual utilizam com a finalidade de atribuir uma interpretação que pode variar diante do contexto.

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Biografia do Autor

Amanda Garcia Gomes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Fernando de Assis Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Franciele Marques Redigolo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

Gomes, A. G., Rodrigues, F. de A., Redigolo, F. M., & Fujita, M. S. L. (2021). Análise de tags na venda de frutas da Amazônia brasileira em rede social. Informação & Informação, 26(3), 499–525. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p499

Edição

Seção

Artigos