A Representação da entidade coletiva: uma discussão sobre o ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p87

Palavras-chave:

Catalogação, Entidades coletivas, Representação descritiva, Ensino superior

Resumo

Introdução: o tema principal desse texto é o ensino de catalogação e tem como fio condutor uma análise sobre a entidade coletiva e os requisitos necessários a formação de graduação em Biblioteconomia.
Objetivo: apresentar pesquisas relacionadas ao ensino de catalogação e analisar com base nas normativas destinadas ao ensino superior brasileiro o papel social do catalogador, desde a sua formação.
Metodologia:
pesquisa bibliográfica que analisa criticamente desde a formação do estudante até a atuação docente.
Resultados: há algum tempo se discute que a catalogação estaria mais voltada às características tecnicistas e que as demandas e mudanças da área requerem uma reaprendizagem do ensino de tais conteúdos.
Conclusões: o papel social e a formação do catalogador requerem múltiplas ações e para isso se deve explorar todos os elementos propostos do projeto pedagógico, desde disciplinas obrigatórias até as atividades de extensão.

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Biografia do Autor

Naira Christofoletti Silveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Silveira, N. C. (2020). A Representação da entidade coletiva: uma discussão sobre o ensino e aprendizagem. Informação & Informação, 25(3), 87–106. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p87

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Seção

Artigos