A transversalidade sob o enfoque da teoria da complexidade: aprendizagem significativa e metodologias ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p284

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Teoria da complexidade, Metodologias ativas, Transversalidade

Resumo

Objetivos: O objetivo da pesquisa visa levantar os principais aspectos da transversalidade para o incentivo da prática de métodos voltados à transversalidade.
Metodologia: A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, utilizou-se um estudo bibliográfico que visou identificar na literatura os conceitos sobre a Teoria da Complexidade, Aprendizagem Significativa e Metodologias Ativas, demonstrando os reflexos e resultados dessa transversalidade para a construção de conhecimento.
Resultados: O tema aqui discutido possibilitou levantar concepções que correspondem a problemáticas relevantes, urgentes e atuais no contexto da sociedade contemporânea. Dessa maneira, o incentivo às práticas relacionadas às metodologias ativas em diversas áreas do conhecimento pode gerar transformações significativas para a construção de conhecimento. Nesse intuito, levantou-se os principais aspectos da transversalidade para o incentivo da prática de métodos voltados as metodologias ativas.
Conclusões: O estudo voltado à explanação da transversalidade de métodos voltados a aprendizagem, gerada pela prática de resoluções de problemas de origem sociais, evidencia um fator importante para a sociedade e diversas áreas do conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vania Cristina Pastri Gutierrez, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutorado em Ciências da Comunicação Universidade de São Paulo - USP

Referências

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 2, n. 2, p. 139-154, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

BORGES, V. E. Teoria da Complexidade e as organizações: complexas ou complicadas? 2009. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-da-complexidade-eas-organizacoes-complexas-ou-complicadas/34051/. Acesso em: 13 jul. 2020.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, v. 3, n. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar_url?url=http://www.academia.edu/downloa d/47300771/08_METODOLOGIAS_ATIVAS_NA_PROMOCAO_DA_FORMACA O_CRITICA_DO_ESTUDANTE.pdf&hl=ptBR&sa=X&scisig=AAGBfm2Dot6yGlqjanjovVkqXufE5lyDdQ&nossl=1&oi=schol arr. Acesso em: 13 jul. 2020.

BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 263-294, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a02v22n83.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

FARIA, J. S.; MACHADO, S. A. Contribuições da aprendizagem baseada em problemas para a formação do mediador. In: INTERNATIONAL CONFERENCE: PROBLEM-BASED LEARNING AND ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES, 2016. Anais […] São Paulo, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://www.panpbl.org/site/evento/wp-content/uploads/2016/10/6085442.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Nova escola, jun. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativasfavorecem-o-aprendizado. Acesso em: 13 jul. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAMZE, A. O princípio da interdisciplinaridade da transversalidade. Goiânia: Brasil Escola, 2018. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-principio-dainterdisciplinaridade-transversalidade.htm. Acesso em: 13 jul. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2013.

MENEZES, E. T. de. Verbete transversalidade. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/transversalidade/. Acesso em: 13 jul. 2020.

MARQUES, S. C. N. R. Como os estudos da didática e currículo podem colaborar com o trabalho docente no cenário de complexidade da “escola”? 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/como-osestudos-da-didatica-e-curriculo-podem-colaborar-com-o-trabalho-docente-nocenario-de-complexidade-da-escola/100377. Acesso em: 13 jul. 2020.

MARIOTTI, H. Complexidade e pensamento complexo: breve introdução e desafios actuais. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Lisboa, v. 23, n. 6, p. 727-731, 2007. Disponível em: https://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/10429/10165. Acesso em: 13 jul. 2020.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/332843984/AUSUBELAPRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA-UM-CONCEITO-SUBJACENTE-MOREIRAMarco-pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OLIVEIRA, A. C.; ARAÚJO, S. M. Métodos ativos de aprendizagem: uma breve introdução. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280091153_Metodos_Ativos_de_Apre ndizagem_uma_breve_introducao. Acesso em: 13 jul. 2020.

SANTOS, D. M. B.; PINTO, G. R. P. R.; SENA; C. P. P.; BERTONI; F. C.; BITTENCOURT, R. A. Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 35., 2007. Anais [...]. Curitiba, 2007. Disponível em: http://www2.uefs.br/roberto/papers/COBENGE2007_pbl_uefs.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Gutierrez, V. C. P., & Valentim, M. L. P. (2021). A transversalidade sob o enfoque da teoria da complexidade: aprendizagem significativa e metodologias ativas. Informação & Informação, 26(3), 284–301. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n3p284

Edição

Seção

Artigos