Representação da informação musical: emoções expressas pelos usuários

Autores

  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p306

Palavras-chave:

Música, Representação da informação, Recuperação da informação

Resumo

Introdução: Conceitos representativos do domínio da música podem estar relacionados a diferentes dimensões: emocional, estrutural, tecnológica, etc., variando, assim, suas formas de representação para recuperação.  
Objetivo: Com enfoque na dimensão emocional relacionada à experiência musical do ouvinte, o presente artigo teve o objetivo de revelar os aspectos expressados pelos usuários em seus comentários a respeito de uma música específica e relacionar esses aspectos à representação da informação musical.
Metodologia:
Foram coletados 304 comentários postados pelos usuários do Youtube. Foram analisados idioma, extensão e forma de expressão dos comentários, presença e natureza geral de aspectos emocionais. De forma indutiva, verificamos as facetas às quais os comentários se referiam.
Resultados: Os resultados apontam que as principais formas de expressão utilizadas pelos usuários foram textuais, emojis ou emoticons. Um total de 79,1% expressaram algum aspecto emocional, destes, 53,6% aspectos positivos e 13,1% negativos. A análise indutiva demonstrou 12 facetas emocionais, contendo referências a aspectos sonoros, à emoção evocada por experiências passadas, entre outros.  
Conclusões: As facetas observadas representam o ponto de vista dos usuários em um tipo de classificação geral que pode ser utilizada para orientar serviços de recomendação, ser fonte de extração de termos em linguagem natural, atuarem como coadjuvantes no enriquecimento semântico de termos e expressões para recuperação da informação musical.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Referências

BRÄSCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento? In: LARA, M. L. G.; SMIT, J. W. Temas de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, 2010. p. 87-103.

CRUZ, F. W.; CUNHA, M. B.; FERNEDA, E.; ALONSO, L. B. N.; VASCONCELOS, A. M. N. Um modelo para mapeamento de necessidades e usos de informação musical. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 207-227, abr./jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n2/13.pdf. Acesso em: 24 abr. 2016.

DENORA, T. Emotion as social emergence: perspectives from musicology. In: JUSLIN, P. N.; SLOBODA, J. A. Handbook of music and emotion: theory, research, applications. Oxford: Oxford University Press, 2011.

FONT, F.; SERRÀ, J.; SERRA, X. Analysis of the impact of a tag recommendation system in a real-world folksonomy. ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology, v. 7, n. 1, 2015.

FUTRELLE, J., DOWNIE, J. S. Interdisciplinary communities and research issues in music information retrieval. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 2002, Paris. Anais [...]. Paris, 2002. Disponível em: http://ismir2002.ismir.net/proceedings/02-FP07-3.pdf. Acesso em: 23 jan. 2014.

GNOLI, C. Metadata about what? Distinguishing between ontic, epistemic, and documental dimensions in knowledge organization. Knowledge Organization, v. 39, n. 4, p. 268-275, 2012.

HEVNER, K. Experimental studies of the elements of expression in music source. The American Journal of Psychology, v. 48, n. 2. p. 246-268, abr.1936. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1415746?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 17 jan. 2019.

HU, X.; DOWNIE, J. S.; EHMANN, A. F. Exploiting recommended usage metadata: exploratory analyses. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 2006, Victoria. Anais [...], Victoria, 2006. Disponível em: https://static.aminer.org/pdf/PDF/000/439/595/exploiting_recommended_usage_metadata_exploratory_analyses.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

HU, X.; DOWNIE, J. S. Exploring mood metadata: relationships with genre, artist and usage metadata. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, Viena, 2007. Anais [...], Viena, 2007. Disponível em: http://ismir2007.ismir.net/proceedings/ISMIR2007_p067_hu.pdf. Acesso em: 08 set. 2010.

HU, X.; LI, F.; NG, J. T. D. On the relationship between music-induced emotion and physiological signals. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 19, Paris, 2018. Anais […], Paris (FR), 2018. Disponível em: ismir2018.ircam.fr/doc/pdfs/115_Paper.pdf. Acesso em:23 jan. 2019.

JUSLIN, P. N.; LAUKKA, P. Expression, perception, and induction of musical emotions: a review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, v. 33, n. 3, p. 217-238, 2004.

KONECNI, V. J. The influence of affect on music choice. In: JUSLIN, P. N.; SLOBODA, J. A. Handbook of music and emotion: theory, research, applications. Oxford: Oxford University Press, 2011. p.697-724.

LAPLANTE, A. Everyday life music information-seeking behaviour of young adults: an exploratory study. 2008, 332 f. Tese (Doctor of Philosophy) – McGill University, School of Information Studies, Faculty of Education, Montréal (Canadá), 2008. Disponível em: https://escholarship.mcgill.ca/concern/theses/2514np20z. Acesso em: 22 out. 2020.

LAPLANTE, A. Users' Relevance Criteria in Music Retrieval in Everyday Life: An Exploratory Study. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 11, Utrecht, 2010. Anais [...], Utrecht, 2010, p. 601-606. Disponível em: http://ismir2010.ismir.net/proceedings/ismir2010-103.pdf. Acesso em: 15 jun. 2014.

LAPLANTE, A. Social capital and music discovery: an examination of the ties through which late adolescents discover new music. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 12, Miami, 2011. Anais [...], Miami, 2011, p. 341-346. Disponível em: http://ismir2011.ismir.net/papers/OS5-2.pdf. Acesso em: 15 jun. 2014.

LAPLANTE, Audrey. Tagged at first listen: an examination of social tagging practices in a music recommender system. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 33-54, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14735377004.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

LEE, J. H. Analysis of user needs and information features in natural language queries seeking music information. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 61, n. 5, p. 1025–1045, 2010.

LEE, J. H.; CUNNINGHAM, S. J. Toward an understanding of the history and impact of user studies in music information retrieval. Journal of Intelligent Information Systems, v. 41, n. 3, p. 499-521, 2013.

LEE, J. H.; DOWNIE, J. S.; CUNNINGHAM, S. J. Challenges in crosscultural/multilingual music information seeking. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 6., 2005, London. Anais [...], London, 2005. p. 1-7. Disponível em: http://ismir2005.ismir.net/proceedings/1100.pdf. Acesso em: 22 jan. 2014

LEE, J. H.; DOWNIE, J. S. Survey of music information needs, uses, and seeking behaviours: preliminary findings. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 5., Barcelona, 2004. Anais [...]. Barcelona, 2004. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Survey-OfMusic-Information-Needs%2C-Uses%2C-And-LeeDownie/38dd11deaadd13d2c21904ae2bdf9789f6cfbbbb. Acesso em: 22 jan. 2014.

LESAFFRE, M.; DE VOOGDT, L.; LEMAN, M.; DE BAETS, B.; DE MEYER, H.; MARTENS, J. How potencial users of music search and retrieval systems describe the semantic quality of music. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 5, p. 695- 707, 2008.

MCLANE, A. Music as information. In: CRONIN, B. ANNUAL REVIEW OF INFORMATION SCIENCE AND TECHNOLOGY. 37 ed. Medford: Information Today, 1996. p. 295-340.

MERRIAM, A. P. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

PANDA, R.; MALHEIRO, R.; PAIVA, R. P. Musical Texture and Expressivity Features for Music Emotion Recognition. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 19., Paris, 2018. Anais […]. Paris, 2018. Disponível em: http://ismir2018.ircam.fr/doc/pdfs/250_Paper.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.

PARADA-CABALEIRO, E.; SCHMITT, M.; BATLINER, A.; HANTKE, S.; COSTANTINI, G.; SCHERER, K.; SCHULLER, B. W. Identifying emotions in opera singing: implications of adverse acoustic conditions. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 19., Paris, 2018. Anais […]. Paris, 2018. Disponível em: http://ismir2018.ircam.fr/doc/pdfs/22_Paper.pdf. Acesso em: 23 jan. 2019.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

RUSSELL, J. A. A circumplex model of affect. Journal of Personality and Social Psychology, v. 39, n. 6, p. 1161-1178, 1980.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras; FAPESP, 2009.

SLOBODA, J. A. Music in everyday life: the role of emotions. In: JUSLIN, P. N.; SLOBODA, J. A. Handbook of music and emotion: theory, research, applications. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SPECK, J. A.; SCHMIDT, E. M.; MORTON, B. G.; KIM, Y. E. A comparative study of collaborative vs. traditional musical mood annotation. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, 12., Miami, 2011. Anais [...]. Miami, 2004. Disponível em: http://www.mirlab.org/conference_papers/International_Conference/ISMIR%202011/papers/PS4-13.pdf. Acesso em: 23 out. 2015.

TELLEGEN, A.; WATSON, D.; CLARK, L. A. On the Dimensional and Hierarchical Structure of Affect. Psychological Science, v. 10, n. 4. p. 297-303, Jul./1999.

THAYER, R. E. The biopsychology of mood and arousal. New York: Oxford University Press, 1989.

VAN DE LAAR, B. Emotion detection in music, a survey. In: TWENTH STUDENT CONFERENCE ON IT, 4., Enschede, 2006. Anais [...], Enschede, 2006. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.75.284&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

WEISSENBERGER, L. Toward a universal, meta-theoretical framework for music information classification and retrieval. Journal of Documentation, v. 71, n. 5, p. 917-937, 2015.

WIKIPEDIA. Emoji. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Emoji. Acesso em: 23 jan. 2019.

ZANGERLE, E.; PICHL, M. Content-based user models: modeling the many faces of musical preference. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR MUSIC INFORMATION RETRIEVAL CONFERENCE, Paris, 2018. Anais [...]. Paris, 2018. Disponível em: ismir2018.ircam.fr/doc/pdfs/128_Paper.pdf. Acesso em: 23 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Barros, C. M. de. (2020). Representação da informação musical: emoções expressas pelos usuários. Informação & Informação, 25(3), 306–331. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2020v25n3p306

Edição

Seção

Artigos