A percepção do uso do método de casos para a gestão do conhecimento: experiência do ministério público de minas gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p106

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Espiral do conhecimento, Modelo SECI, Método de casos

Resumo

Objetivo: O presente artigo objetivou verificar a percepção do uso do Método de Casos como potencial ferramenta de Gestão do Conhecimento, no âmbito do Ministério Público de Minas Gerais, podendo servir de base para outros órgãos da administração pública.
Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo de caráter qualitativo, cuja coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se deu por análise de conteúdo, utilizando-se o software Iramuteq. As análises do corpus foram comparadas ao modelo SECI de conversão do conhecimento, conforme o protocolo proposto para a pesquisa.
Resultados: Os resultados demonstram que o Método de Casos cumpre todas as etapas do modelo SECI, o que sugere um potencial uso do Método de Casos como ferramenta de Gestão de Conhecimento.
Conclusões: Verificou-se a relevância do Método de Casos para a Gestão do Conhecimento ao correlacionar o Método de Casos a um modelo de Gestão do Conhecimento amplamente reconhecido, por meio da triangulação de dados e a aplicação da teoria à prática.

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Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Fundação Mineira de Educação e Cultura - Fumec

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - Fumec

Frederico de Carvalho Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

Santos, A. de S., & Figueiredo, F. de C. (2021). A percepção do uso do método de casos para a gestão do conhecimento: experiência do ministério público de minas gerais. Informação & Informação, 26(2), 106–130. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p106

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Artigos