Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação

Raquel do Rosário Santos, Ana Claudia Medeiros de Sousa, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


Introdução: O processo de mediação consciente da informação é evocado e necessário para garantir a apropriação da informação em consonância com o contexto sociocultural em que as relações entre os sujeitos, os mediadores e os ambientes informacionais estão inseridos. Nessa conjuntura, é preciso compreender os diferentes valores - pragmático, afetivo e simbólico - que permeiam o processo de mediação da informação, que estão refletidos e refletem as tessituras constitutivas das teias sociais. Objetivo: Discutir, com base na fundamentação teórica da mediação da informação, sobre os valores pragmático, afetivo e simbólico que permeiam o processo consciente de mediação e o tornam humanizador. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. No que se refere aos procedimentos, caracteriza-se como bibliográfica. Resultados: Quando os usuários e o próprio mediador compreendem a ação mediadora deste último agente como uma concepção de vida, favorecem o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações. Conclusões: A pesquisa propõe que, no processo de mediação consciente da informação, sejam atribuídos os valores pragmático, afetivo e simbólico à ação mediadora tanto pelos usuários quanto pelo próprio mediador, o qual a relaciona a uma atuação humanizada e favorece o desenvolvimento de uma convicção da relevância e da responsabilidade social de suas ações.


Palavras-chave


Mediação da informação. Valor pragmático - Mediação da informação. Valor afetivo - Mediação da informação. Valor simbólico - Mediação da informação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: Abecin, 2015. p. 9-32.

BRETON, Philippe. A manipulação da palavra. São Paulo: Loyola, 1999.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN, Cida. (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91-107.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-44.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 26 mar. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644/4048. Acesso em: 13 abr. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo:

Atlas, 2010.

OLIVEIRA, Amanda Leal de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/viiienancib/schedConf/presentations. Acesso em: 26 mar. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p343

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional