A linguagem e a linguagem documentária no processo de representação do conhecimento de grupos marginalizados: reflexões teóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p512

Palavras-chave:

Representação do conhecimento, Grupos marginalizados, Linguagem documentária.

Resumo

Introdução: A representação do conhecimento é responsável pela interoperatividade entre sistemas, usuários, domínios, ao mesmo tempo em que devolve à sociedade uma malha informacional legitimada e capaz de, através da recuperação da informação, oferecer viabilidade às informações articuladas. Assim, este trabalho objetiva analisar o impacto da linguagem no processo de representação no que tange às questões semânticas, semióticas e discursivas a fim de compreender a pré-disposição do sistema de organização do conhecimento, o qual é direcionado por escolhas terminológicas, para legitimar a representação, mais especificadamente,  discutir acerca da institucionalidade de conceitos e o modo como se efetua a representatividade de grupos marginalizados entendidos neste trabalho como negros, mulheres, LGBTIA+.  Para tanto, aplicou-se uma
Metodologia de natureza qualitativa, tipo descritiva, de caráter exploratório, de abordagem teórico-bibliográfica e crítica.
Conclusão:Portanto, entende-se que a representação social tem grande influência na construção da linguagem documentária e estão engendrados parâmetros hegemônicos de um determinado grupo, o que pode acarretar sub-representação de sujeitos, grupo sociais e culturais que não fazem parte do sistema simbólico de representação dominante.

 

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Biografia do Autor

Alexandre Robson Martines, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestrando em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graziela dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação pelaUniversidade Estadual Paulista - Unesp 

Carlos Cândido Almeida, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp 

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Martines, A. R., Lima, G. dos S., & Almeida, C. C. (2021). A linguagem e a linguagem documentária no processo de representação do conhecimento de grupos marginalizados: reflexões teóricas. Informação & Informação, 26(1), 512–549. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p512

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Artigos