Análise de usabilidade nas homepages das instituições de ensino superior de Montes Claros/MG

Christine Martins de Matos, June Marize Castro Silva, Márcio Matias

Resumo


Objetivo: Avaliar a usabilidade das homepages das instituições de ensino superior localizadas na cidade de Montes Claros/MG.
Metodologia: A análise foi realizada em nove instituições de ensino superior, abrangendo universidades, centros universitários e faculdades, através de pesquisa exploratória, por meio de checklist de usabilidade geral de homepage, com quarenta e duas questões, cujas respostas eram se atendiam ou não ao quesito analisado.
Resultados: Constatou-se que nenhuma das instituições analisadas atendem a totalidade dos requisitos propostos. A Instituição de Ensino Superior, com 62% de atendimento ao checklist, é a que mais se aproxima das adequações de usabilidade enquanto a que menos se aproxima possui um percentual de 33%.
Conclusões: Constatou-se haver problemas variados de usabilidade como ausência de informações pertinentes à localização, canais de comunicação e utilização de outras línguas, que dificultam a disseminação das informações pertinentes aos ambientes educacionais estudados, demonstrando a possibilidade de melhorias destas organizações nos quesitos analisados.

Palavras-chave


Usabilidade; Avaliação de usabilidade; Checklist de usabilidade; Homepages

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