Design da informação nos repositórios institucionais das universidades estaduais de São Paulo: um estudo de aplicabilidade

Simão Marcos Apocalypse, Mariana Cantisani Padua, Maria José Vicentini Jorente

Resumo


Objetivo: O presente artigo objetiva identificar, verificar e descrever a presença de elementos de Design, a partir dos princípios de Design da Informação, aplicados nas interfaces dos Repositórios Institucionais das Universidades Estaduais de São Paulo.  Metodologia: Desenvolveu-se um estudo qualitativo, dividido em duas etapas. A primeira etapa, bibliográfica, constituiu-se na busca, análise e sistematização dos principais conceitos do Design da Informação e um breve histórico dos Repositórios Institucionais. A segunda etapa consistiu na análise das interfaces e descrição dos elementos e estruturas de Design.  Resultados: Verificou-se que a seleção dos princípios de Design da Informação para a análise e construção de repositórios é eficiente e adequada para a otimização desses ambientes. Constatou-se que os Repositórios analisados não atendem satisfatoriamente aos princípios de Design selecionados, demonstrando a relevância do estudo. Conclusões: O Design da Informação e seus elementos estruturados apropriadamente na interface contribuem para o aperfeiçoamento dos Repositórios Institucionais. Portanto, trata-se de recurso aplicável para analisar e otimizar a eficácia de Repositórios Institucionais e Sistemas de Informação.


Palavras-chave


Informação e Tecnologia; Design da Informação; Princípios de Design da Informação; Repositórios Institucionais

Texto completo:

PDF

Referências


BOSO, A. K. Repositórios de instituições federais de ensino superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais. 2011- 150 f. Dissertação– Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Graduação em Ciência da Informação. Florianópolis, 2011.

CARVALHO, A. M. F.; GOUVEIA, F. C. Repositórios institucionais de acesso aberto: adequação às novas métricas da web. 2017. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 11, 1-14, 2017. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1420. Acesso em: 20 de jun. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n2p377

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional