O compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas: o estado da arte a partir de uma análise bibliométrica

Bruna Hernandes Scarabelli, Rejane Sartori, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Resumo


Introdução: O compartilhamento do conhecimento é considerado o mais importante processo da Gestão do Conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de vantagens competitivas. Nas incubadoras de empresas não é diferente, pois as empresas incubadas carecem de recursos do conhecimento para seu desenvolvimento, que são possibilitados mediante ao compartilhamento do conhecimento.
Objetivo: Evidenciar o estado da arte em publicações que relacionem o compartilhamento do conhecimento e incubadoras de empresas de base tecnológica.
Metodologia:
Utiliza-se o método Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C) para realizar uma revisão sistemática da literatura, efetuada em setembro de 2019 nas bases de dados Emerald, Scopus e ScienceDirect, sem recorte temporal.
Resultados:
As publicações de estudos que tratam do compartilhamento do conhecimento em incubadoras de empresas são recentes e escassas.
Conclusões: Partindo do objetivo geral do estudo, esse artigo busca evidenciar o estado da arte dos temas relacionados. Nesse sentido, foram selecionados nove estudos para compor o portfólio bibliográfico. A análise do conteúdo do portfólio encontrado apresenta-se como sugestão de estudo futuro.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Proknow-C;Literatura

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p264

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional